quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Criança cai em Córrego e desaparece

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia

Uma criança desapareceu após cair em um córrego na avenida Ragheb Chohfi, zona leste de São Paulo. A região foi a mais afetada pela forte chuva que atingiu a capital nesta tarde.

A chuva causou o transbordamento do rio Jacu, em São Miguel Paulista e deixou diversas ruas alagadas. A região ficou em estado de alerta decretado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O temporal atingiu toda a capital e, as zonas leste, norte, oeste e sudeste estavam sob atenção do órgão.

O Corpo de Bombeiros não soube informar o sexo da criança nem sua idade. Segundo a corporação ela foi levada pela enxurrada. Os militares encerraram as buscas por volta das 19h.

De acordo com a Defesa Civil municipal, foram registradas quatro quedas de muros nos bairros de Itaim paulista e Ermelino Matarazzo, na zona leste, e Campo Limpo e Ipiranga, na zona sul. Ainda segundo o órgão, um barraco foi levado por um córrego na Vila Carmosina, região de Itaquera, zona leste. Não há registro de vítimas.

Dois homens com 4,5 kg de Haxixe são presos pela Policia

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia
Editor de conteúdo do Universo Policia


Dois homens foram presos quando desembarcavam na rodoviária de Goiânia (GO), com 4,5 kg de haxixe. A droga vinha para Brasília e estava em uma mochila com Daniel Gontijo Gomes, 28 anos e Marcelo da Rocha Caldas, 21.

Segundo o delegado da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), comandada pelo delegado João Emílio, eles eram alvo de investigação há cerca de dois meses e o haxixe que vinha do Paraguai, seria comercializado em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e na Estrutural.

Eles foram recolhidos para a carceragem da DPE. Daniel vai responder por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação ao tráfico, pode pegar de 5 a 15 anos pelo tráfico e de 3 a 10 pela associação. Marcelo vai responder por tráfico e associação.

Comerciante é preso por vender carne desviada de Frigurifico

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Policiais do Grupo de Diligências Especiais (GDE), da 15.ª Subdivisão Policial, prenderam, no final de semana, o proprietário de um supermercado do bairro Periolo em Cascavel, sob acusação de receptar cerca de 600 quilos de carne, desviados de um frigorífico da cidade.

Segundo a polícia, o produto era vendido por valor bem abaixo do de mercado. Marcos Antônio Sanches, 42 anos, foi preso no seu estabelecimento, onde o produto era vendido. Ele foi autuado por receptação e está detido na carceragem da subdivisão à disposição da Justiça.

As investigações continuam para apurar se o produto foi desviado por funcionários, já que a carne estava em embalagens a vácuo do frigorífico.

Mulheres são presas por integrar bando de assalto a Lojas

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia

Policiais da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) desbarataram, uma quadrilha de mulheres acusadas de participarem do assalto à loja Pit Bull Jeans, localizada no bairro Cohatrac, na última quinta-feira, 1°. Aldecy Louzeiro Lopes, 54 anos; a filha Ronecy Louzeiro Reis, 27; Suzane Cristina Gomes, 26; e Nilde Pereira Serra, 28, foram presas na Vila Bacanga, com parte da mercadoria roubada, avaliada em cerca de R$ 30 mil.


Com parte da mercadoria roubada, Ronecy, Aldecy,Suzane
e Nilde foram presas na Vila Bacanga


Segundo a polícia, as quatro mulheres foram surpreendidas em três casas diferentes, porém, todas localizadas na Avenida dos Portugueses (Bacanga). Ronecy e Suzane estavam na casa de nº 6 quando a polícia chegou. Com elas, a equipe da Deic apreendeu grande parte das roupas roubadas, e um revólver calibre 38. A arma pertenceria a um dos homens acusados de ter realizado o assalto, identificado apenas como “Kardec”, que fugiu pelo telhado, no momento da abordagem policial.

Minutos depois, a polícia seguiu para a casa de nº 8A, da Rua da União. Lá a equipe de captura prendeu a dona de casa Aldecy Louzeiro Lopes que, apesar de não portar nenhuma das confecções, foi apontada como a responsável por dar cobertura ao bando. Nilde Pereira Serra, acusada de oferecer a mercadoria roubada aos moradores daquela localidade, também foi presa em seguida com parte das roupas, em uma casa s/n, também na Vila Bacanga.

Assalto – A loja Pit Bull Jeans foi assaltada. O ataque ao estabelecimento, localizado na entrada do bairro, em frente à Farmácia São João (semáforo), foi anunciado por um homem e uma mulher, identificados pela polícia como Ivo Ferreira Galeno, 30 anos, e a conduzida Nilde, que fingiam ser um casal de namorados. Depois de trancar os funcionários e uma das proprietárias da loja no banheiro, eles fugiram em um veículo Gol cinza 4P (placas não identificadas), levando todas as peças da loja.

As quatro acusadas foram conduzidas até Complexo da Reffsa, onde está localizada a especializada. Na delegacia foram apresentadas ao delegado Ronilson Moura que, além de autuar as mulheres por formação de quadrilha, e roubo triplamente qualificado (concurso de pessoas, uso de arma de fogo, e reféns), também deu novas informações sobre o restante do bando, formado por mais um homem, e outra mulher, irmã de uma das acusadas.

“Além do ‘Kardec’, estamos no encalço de Ivo Ferreira Galeno, 30 anos. Ele é acusado de ter adentrado a loja, na companhia da Nilde, fingindo ser namorados para poderem concretizar o assalto sem levantar muitas suspeitas no local. Também estamos à procura de Vandecy Louzeiro Lopes, 36 anos, outra filha de Aldecy, que também conseguiu fugir no momento da abordagem policial, na Vila Bacanga. Por último, estamos investigando a procedência da arma apreendida. A mesma pode ter sido usada em um homicídio recente, praticado na capital”, adiantou o delegado da (Deic).

Traficantes presos – Na mesma busca, a equipe de captura da Deic também tirou de circulação uma dupla de irmãos traficantes de drogas, acusados de integrar o comando do comércio de entorpecentes no bairro Coroado. João Medanha Mendes, o Índio, 44 anos; e Mário Silva Mendes Junior, 29 anos, conhecido como Grilo, foram presos minutos após a prisão da quadrilha de mulheres, no bairro Coroado. Ambos foram denunciados de portar pistolas .40, armamento de uso restrito da polícia.

Durante a abordagem policial, no entanto, apesar de não confirmar a posse das armas e nem de drogas, a polícia apreendeu uma caixa contendo cerca de 50 munições da referida pistola. Além dos projéteis intactos, a Deic recolheu ainda com os traficantes uma balança de precisão, e um caderno de anotações com nomes de vários traficantes conhecidos. Ambos foram conduzidos até a especializada, onde foram autuados por posse ilegal de munição restrita, e associação para o tráfico.

Golpista suposta revendedora de Veículos é presa

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia

Policiais civis do Grupo de Diligências Especiais (GDE), de Cascavel, prenderam uma mulher, suspeita de aplicar golpes em pessoas deixavam seus veículos para que ela os vendesse. Célia Maria Lotti, 41 anos, estava com mandado de prisão expedido pela Justiça. De acordo com a polícia, o prejuízo causado por ela passa de R$ 300 mil.

De acordo com o delegado-chefe da 15.ª Subdivisão Policial, Amadeu Trevisan Araújo, que coordenou as investigações, os trabalhos começaram em maio, quando sete vítimas procuraram a Polícia Civil, denunciando que colocaram o carro à venda em consignação e ficaram sem o dinheiro e sem o bem. “Célia vendia os veículos e se apropriava dos valores recebidos, lesando as vítimas e as instituições financeiras”, contou o delegado.

A empresa usada de fachada para o golpe era a Ittol Comércio de Veículos. A polícia descobriu também que, nos últimos dias, o nome mudou para Raio Sol Motors, para dificultar a investigação policial. Todos os veículos que estavam na loja no momento da abordagem foram apreendidos. A polícia indiciou Célia por estelionato e apropriação indébita.

O delegado acredita que mais pessoas caíram no golpe. “Quem foi vítima pode telefonar para a polícia ou ir até a delegacia para registrar queixa e prestar o depoimento”, disse Trevisan. O telefone da delegacia é (45) 3219-1300.

Casal é preso com acusação de Homicidio Duplo

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Zelia Matias dos Santos, 38 anos e Max Rogério Marcondes, 27, estão presos acusados de terem assassinado na madrugada de quarta-feira (30), Celoi Rodrigues de Lima, 38 anos, e a mãe dela Irma Rodrigues de Lima, 53. Antonio Schadeck Sobrinho, 60 anos, Wellington Rodrigues da silva, 13, Edini Rodrigues da silva, 09 e um bebê de apenas 11 meses também foram violentamente agredidos.

A prisão aconteceu por meio de trabalho conjunto entre as policias Militar e Civil de Cantagalo, mais equipes da 2ª Cia PM – Laranjeiras do Sul, DPM de Virmond e Serviço Reservado do 16º BPM. Antonio Schadeck relatou aos policiais que Olivir dos Santos de Lima, estava na casa no momento dos homicídios, conseguiu fugir e estava desaparecido. A polícia encontrou Olivir, que denunciou Max Rogério Marcondes como sendo o autor dos assassinatos, pois ele teria visto Max de posse de um machado.

A polícia então realizou diligências e abordou Max Rogério que acabou confessando o crime, e denunciou mais uma pessoa: Zelia Matias dos Santos, que também foi detida.

Os dois disseram que foram cobrar uma divida na casa da família, houve um desentendimento entre as vítimas e os autores seguido de luta corporal. Eles alegam também que o Antonio sacou uma garrucha e tentou disparar por duas vezes contra Max, porém a arma falhou e Max entrou na residência, atingindo o Antonio na cabeça com um pedaço de madeira, em seguida atingiu a Celoi também com um golpe na cabeça. Zelia teria agredido as crianças e a Sra. Irma.

Foram realizadas buscas para localizar a arma, a qual foi apreendida na residência do vizinho de Antonio. Os autores do homicídio já estão na carceragem da Polícia Civil de Cantagalo.

Matador de aluguel é preso e ainda investigado sobre morte de Ex-Ministro

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

A delegada Martha Vargas - que investiga o assassinato do ex-advogado de Fernando Collor, Guilherme Villela, de 73 anos, da mulher dele e da empregada do casal, em 28 de agosto, em Brasília - disse que um homem foi preso na semana passada suspeito de participação no crime. O suspeito, preso após uma denúncia anônima, seria matador de aluguel e é acusado de vários homicídios em São Paulo e no Nordeste.

No fim de semana, agentes estiveram na casa do suspeito, no Riacho Fundo, e vários objetos foram recolhidos para perícia. Também no fim de semana, novas testemunhas foram ouvidas pela delegada.

Os depoimentos no caso já passam de 80 e treze perícias já foram realizadas no apartamento da 113 Sul, onde o casal Villela e a empregada foram mortos. Na semana passada, a Justiça prorrogou as investigações e deu mais 30 dias para que a polícia conclua o inquérito.

No início da noite do crime, Villela - que era ministro aposentado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - chegou em casa logo depois da mulher, a também advogada Maria Villela. A empregada Francisca da Silva estava no apartamento. Os três foram mortos em seguida.

Casal é detido com pistola em Vila

ANA CLAUDIA COSTA
colaboração para o Universo Policia

Um casal que estava com uma pistola foi preso há pouco durante uma operação de policiais do 14o BPM (Bangu) na Vila Vintém. As equipes do batalhão com o auxílio de um carro blindado fazem operação na favela para cumprir mandados de prisão e chegar denúncias feitas ao disque denúnica do batalhão. Houve intensa troca de tiros. O casal preso foi levado para a delegacia de Bangu e a operação continua.

Homem é preso acusado de esfaquear a Esposa

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Um homem foi preso depois de tentar matar a esposa na noite da última segunda-feira (5), em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 21h30, na rua José Gaião, que fica no centro do município.

A empregada doméstica Eliane Cristina Alves, 45 anos, foi atingida por dois golpes de facão na altura do pescoço. De acordo com a polícia, o responsável pelo crime é o marido dela, o trabalhador rural Manoel João Vicente, 48 anos. Ele foi detido e autuado em flagrante por tentativa de homicídio. A vítima foi atendida no hospital local e transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Homem é preso com tentativa de arrombar Caixa Eletrônico por R$ 10 Reais

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem foi preso em flagrante suspeito de tentar levar dinheiro de um caixa eletrônico próximo a um posto na Zona Sul de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o jovem de 24 anos confessou o crime e disse que pretendia levar apenas R$ 10 reais.

O posto estava com diversos clientes quando a tentativa de arrombamento, Segundo a Policia. Usando pedaços de pedra e um pedaço de ferro, tentou arrombar o caixa, que ficou bastante avariado.

A polícia prendeu o homem em flagrante. Nervoso, ele disse que só precisava dos R$ 10 e que devolveria o restante, se tivesse conseguido arrombar o cofre.

Com Informações do G1.

Homem rouba carro e em seguida atropela Idoso de 70 anos

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia

Policiais militares do 14º BPM (Bangu) prenderam um homem identificado como Marlon Ferreira dos Santos, de 24 anos. Os PMs patrulhavam a área quando viram o criminoso render uma motorista na Rua Luís Coutinho Cavalcânti, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. Na fuga, Marlon atropelou Darcinei Lopes Rodrigues, de 70 anos.

A vítima foi levada para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. O ladrão foi preso e encaminhado para a 30ª DP (Marechal Hermes).

Homem é preso por tentar receber beneficio de seu pai que já é falecido

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia
Editor de conteúdo do Universo Policia


Um homem de 63 anos foi preso em flagrante, pela Polícia Federal (PF), em Curitiba, por fraudar a Previdência Social. O homem, que não teve o nome revelado, se passava pelo pai, já falecido, para receber o benefício previdenciário. A irregularidade já vinha sendo monitorada pela PF, que instruiu um inquérito policial para investigar a suposta fraude.

O falsário compareceu à agência central do INSS em Curitiba apresentando-se como Karol Mateuszuk, pai dele, para reclamar da suspensão do benefício que vinha recebendo periodicamente. A gerência da instituição e a PF foram alertadas da presença do fraudador, que assim foi capturado e encaminhado para a sede da PF, no bairro Santa Cândida, onde foi autuado em flagrante de estelionato e falsidade ideológica.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, na polícia o preso admitiu que vinha recebendo o benefício do pai, razão pela qual estranhou o bloqueio do pagamento, ocorrido este mês. No momento de sua prisão, ele tentava o desbloquear o pagamento. Ele será processado pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. Caso seja condenado poderá pegar uma pena de até 10 anos de reclusão e multa.

Imagens mostram roubo na prova do Enem

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Federal divulgou imagens do circuito interno da Gráfica Plural, onde foram impressas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a PF, as imagens revelam o momento em que o material foi furtado.

No círculo mais claro do vídeo ao lado, aparecem os apontados pela PF como os responsáveis pelo furto. A sequência de imagens revela quando um dos indiciados aparece pegando a prova e, logo depois, entregando-a para um comparsa, que a coloca na blusa. Em seguida, eles saem em direção ao depósito.

A notícia de quebra do sigilo do exame, revelada pelo “O Estado de S.Paulo”, fez com que o Ministério da Educação (MEC) cancelasse, na quinta-feira (1º), a prova que seria aplicada no sábado (3) e no domingo (4) para mais de 4 milhões de estudantes. As novas datas foram marcadas para o dias 5 e 6 de dezembro.

A PF informou que a investigação sobre o vazamento das provas foi encerrada. Cinco pessoas foram indiciadas criminalmente, mas nenhuma delas ficará presa.

Segundo o delegado da PF, Marcelo Sabadin Baltazar, os suspeitos de furtar a prova do Enem levaram dois dias para executar o crime.

Baltazar afirmou que, no dia 21 de setembro, Felipe Pradella, de 32 anos, apontado pela polícia como o mentor do crime, pediu a outro colega de trabalho da gráfica para que pegasse o caderno um. “Ele pôs na cueca e entregou ao Pradella.”

No dia seguinte, de acordo com o delegado, o próprio Pradella pegou a publicação. Desta vez, subtraiu o caderno dois. “No segundo dia, o próprio Pradella se sentiu mais confortável e pegou a prova”.

Segundo o delegado, o suposto mentor do crime teria ido até o estoque da gráfica e enrolado o exame na camisa de outro amigo, pedindo que este levasse a peça para seu carro.

A PF ressalta que “não há motivação política” no caso. “Eles assumiram que pegaram a prova, mas negam o interesse financeiro. Dizem que queriam dar um furo jornalístico”, contou ele, chamando o grupo de “amador”.

Revendedor de Carros esta desaparecido

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia
Editor de conteúdo do Universo Policia


A polícia tenta localizar o vendedor de carros Marcio Nei Gonçalves Pinto, de 40 anos, que desapareceu de forma misteriosa no sábado à tarde. Ele revende carros na região da Pedra, no bairro Dom Aquino, onde vários veículos estão à sua espera. Proprietários dos veículos foram ver como andava a venda de seus respectivos carros e descobriram que o vendedor não aparecia por lá desde o dia anterior. Os donos de carros procuraram a família que também não tem notícias de Márcio Nei. Os parentes, então procuraram o setor de desaparecidos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e registraram queixa. Qualquer informação pode se repassada pelo telefone 3616-9219.

Proprietários de postos de Combustiveis são presos por Adulteração

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Duas pessoas foram presas por adulteração ou armazenamento inadequado de combustível em Chapecó. As bombas de combustível dos postos onde foram constatadas as irregularidades foram lacradas.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Alex Passos, o proprietário de um estabelecimento no bairro Presidente Médici vendia gasolina comum como sendo aditivada.

O outro preso é proprietário de um posto no distrito de Marechal Bormann onde armazenava quatro mil litros de álcool em caixas de água e tonéis. Além do risco de explosão e ao meio ambiente, o armazenamento irregular possibilitava a adulteração.

A ação foi em conjunto com o Comitê Sulbrasileiro de Qualidade dos Combustíveis. Os comerciantes serão enquadrados em crimes contra a economia popular, relação de consumo e ambiental.

Empresário arma próprio sumiço para não pagar suas dividas

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia

Uma forma de cobrança mais agressiva e possível ameaça de morte motivado por dívidas teriam forçado o empresário Fábio Camilo a forjar um sumiço. Camilo sumiu dia 29 do mês passado, à 1h35, após sair do Shopping. O medo de perder a vida pode ter feito o proprietário de sete estabelecimentos no Rondon Plaza a fugir da cidade. Em coletiva concedida à imprensa, a Polícia Civil informou que as investigações continuam e que o caso foi parcialmente desvendado, pois provas técnicas e testemunhais dão conta de que Camilo saiu vivo da cidade e chegou à Cuiabá no mesmo dia.

Câmeras de vídeo do prédio onde o empresário mora, verificaram que no dia 27 de agosto ele saiu de casa com uma mochila, que não foi encontrada pela esposa dentro da residência. Atenta aos detalhes, a Polícia coletou imagens do shopping flagrando que Camilo deixa o shopping 1h35 e onde o carro está estacionado tem uma barra de ferro que causa um ponto cego nas filmagens.

Posteriormente, câmeras flagram Camilo na rodoviária de Rondonópolis, onde na madrugada do dia 29, por volta das 2h40 anda de um lado para o outro, com um boné preto. Segundo uma testemunha com identidade preservado que o conhece de longa data, Camilo chegou a tampar o rosto para não ser reconhecido. Não há qualquer registro de passagens em nome dele, porém a polícia verificou que naquela madrugada dois ônibus saíram com destino à Cuiabá, sendo um da empresa Motta e outro da Andorinha.

No outro dia, Camilo ligou rapidamente o celular, manteve contato com alguém e o desligou, o que possibilitou ao serviço de inteligência verificar que o mesmo havia chegado à capital do Estado. Em 2003, cobranças por dívidas levaram Camilo a sumir da cidade por quase 15 dias. Ele foi para Manaus e não comunicou a família, conforme o registro de um Boletim de Ocorrência na polícia.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Antônio Araújo a polícia ainda aguarda o exame de DNA da mancha de sangue encontrada na porta da camionete de Camilo abandonada em uma rua lateral ao shopping. Foram coletados sangue da ex-mulher dele e de dois filhos para comparação.

Araújo enfatizou que as investigações continuam e que a inteligência em Cuiabá está envolvida no caso, para verificar para onde o empresário foi e se corre perigo de morte. Camilo vinha sendo ameaçado por dívidas com dívidas. A mulher de Camilo, Valéria confessou à imprensa que o marido foi ameaçado poucos dias antes.

Policia guarda imagens gravadas sobre Assalto

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia
Editor de conteúdo do Universo Policia


Policiais da Delegacia do Complexo do Planalto que investigam o arrastão ocorrido em sete salas do Edifício Maruanã, na avenida Rubens de Mendonça (CPA), aguardam as imagens do circuito interno de segurança para identificar os criminosos. O arrastão ocorreu no Final de Semana, iniciado na sexta-feira, e terminou no sábado. Os ladrões levaram equipamentos eletrônicos – notebooks, CPUs (memória de computador) e outros objetos.

“Foram produtos escolhidos, todos de alto valor. O que chamou a atenção é que em alguns escritórios não houve arrombamento. Podem ter usado chave micha”, informou o chefe de operações da Delegacia, policial civil Jorge Luiz de Moraes.

Segundo ele, algumas partes do arrastão foram gravadas. Com isso, será possível fazer a identificação dos ladrões. Em quatro dos sete escritórios invadidos, no entanto, os ladrões aproveitaram que não havia câmera na porta da frente. O edifício tem cerca de 200 salas comerciais distribuídas em 21 andares. Os ladrões, porém, alternaram os andares a serem invadidos.