sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Violência Sexual: Suspeito é detido

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Três amigas, de 11, 12 e 13 anos, revelaram à mãe de uma delas que foram vítimas de abuso sexual por parte de homem de 23 anos. A mulher havia escutado a conversa do inquilido dela contando os atos a alguém por telefone.

Quando a polícia chegou ao local após a denúncia, em Jaraguá do Sul, o homem havia fugido. Conforme o pai de uma das meninas, o suspeito morava em um quarto alugado na casa da família havia três meses. Segundo as vítimas, além de assediá-las dentro de casa, ele forçava as meninas a irem em uma construção vizinha.

Elas contaram que na segunda-feira a menor de 12 anos havia sido a vítima. Na terça-feira, as outras duas menores sofreram os abusos. Exames na menina de 12 anos confirmaram o abuso. As outras duas meninas contaram que o suspeito as forçou a tirar a roupa.

O suspeito foi preso pela Polícia Militar, por volta das 11 horas de ontem, em uma casa abandonada. De acordo com vizinhos, o homem passou a noite escondido no local, mas eles não perceberam nenhuma movimentação até a chegada da polícia. “Ficamos assustados quando vimos os carros por aqui. Não imaginávamos que isso poderia acontecer”, relatou um vizinho.

Procurador apreende medicamentos

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Durante uma fiscalização na obra de reforma do prédio onde seria instalado o Hospital do Câncer, atualmente cedido para a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para implantação do Hospital Universitário, o procurador da república Ercias Rodrigues de Sousa encontrou uma grande quantidade de caixas contendo remédios para diversas especialidades espalhadas em um compartimento nos fundos do prédio. “Vim ao local para fazer uma inspeção nas reformas que estão sendo feitas em todo o prédio, quando nos deparamos com essa grande quantidade de remédios, de imediato chamamos a Vigilância Sanitária e por se tratar de um prédio da União chamamos a Polícia Federal para que se fizesse presente no momento da apreensão”, explicou o procurador.

Ercias aponta que os remédios estariam espalhados pelo compartimento, dando a impressão de que alguém tivesse vasculhado as caixas, algumas ainda estariam fechadas. “Isso com certeza se caracteriza em um crime contra a saúde pública, tanto remédios se estragando e centenas de pessoas precisando tratar da saúde sem condições financeiras”, argumentou.

Conforme o procurador, uma nota fiscal constando a entrega de alguns dos medicamentos estava em nome da Associação Rotariana Rio Madeira, instituição que funciona nos fundos do prédio. A administradora da associação, há mais de nove anos, Nazaré Farias disse não ter conhecimento da nota fiscal. Ela relata que sabia da existência dos remédios porque há quase dois anos vândalos entraram no local e rasgaram as caixas que estavam armazenadas, porém os medicamentos estavam há mais de um ano no compartimento e ela afirmou não saber até então que se tratava de remédios. “Há mais de três anos que esses remédios estão aí, só fiquei sabendo que eram medicamentos dentro das caixas quando, depois de um ano, os vândalos entraram, talvez no intuito de roubar, e vasculharam o local deixando tudo espalhado”, explicou.

Nazaré conta que não chamou a policia para denunciar o fato porque não queria confusão com um médico que administrava o prédio anteriormente. “Tinha um médico que atendia a alguns pacientes e não me dava bem com ele, quando vi os remédios imaginei que fossem dele por isso não denunciei, porque não queria confusão”, relatou. “Quanto à nota fiscal, não sei explicar como aconteceu de esses remédios terem sido destinados para nós. Suponho que tenha sido coisa da pessoa que ficava aqui, porque o laboratório que consta na nota fiscal é nosso distribuidor de materiais para o consultório odontológico que temos aqui, lá eles têm todos os dados da associação, acredito que alguém agiu de má fé para colocar a culpa em nós”, complementou.

Hospital Universitário

De acordo com a procuradora federal que acompanhava a fiscalização, o prédio está desde 2008 passando por adaptações exigidas pelo Ministério da Saúde. “A União repassou o prédio para a Unir com a finalidade que aqui fosse implantado o Hospital Universitário e como tem havido uma série de exigências com relação a algumas adaptações estivemos hoje aqui para fiscalizar as últimas reformas que foram feitas”, explicou. A diretora de engenharia e arquitetura da Unir contou que somente nesse semestre o MS já enviou duas solicitações de reparo no prédio e isso tem sido o fator principal para a demora na entrega do espaço. “Não depende de nós, sempre que cumprimos uma solicitação feita pelo Ministério da Saúde, eles nos mandam outra, isso atrasa a entrega, porque tem todo um processo a ser cumprido o que resulta nesta situação, que facilita a ação de vândalos”, completou.

Acidente deixa Motociclista ferido

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um acidente deixou um motociclista gravemente ferido em Indaial, no Vale do Itajaí. A colisão entre uma caminhonete Ford 250 e uma moto, os dois com placas de Blumenau, foi no km 68 da BR 470.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motociclista, ainda não identificado, seguia pela rodovia no sentido Blumenau-Indaial quando o motorista da caminhonete tentou atravessar a pista. Ele não percebeu a presença da moto, e o acidente aconteceu.

O motorista da caminhonete não se feriu. O motociclista foi encaminhado ao hospital em Indaial com diversas fraturas expostas e em estado grave.

Homem é morto no Eustáquio Gomes

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Um homem identificado como Fabiano da Silva, de 27 anos, foi assassinado a tiros no bairro Eustáquio Gomes, em Maceió. A vítima, que seria usuária de drogas, começou a ser perseguida por três homens desde a Favela Portelinha, onde morava, e foi alvejada na Rua L, Quadra 9, no mesmo bairro.

Informações de policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar dão conta de que houve um tiroteio na Favela, que só acabou com a execução de Fabiano. Um amigo, que ainda não foi identificado, também foi baleado de raspão na região do ombro, mas já foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE).



O irmão de Fabiano, identificado como Fábio, informou à Polícia que ele era usuário de drogas. As investigações da Polícia girarão em torno da hipótese de acerto de contas. O crime deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios.

Policiais do 5º Batalhão estiveram no local. O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados.

Operação realiza apreenção de Armas Irregulares, e nove são presos

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Nove pessoas foram presas na operação Maynard, deflagrada em conjunto pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal, em Maceió e Arapiraca. O balanço parcial foi apresentado pelo delegado federal Gustavo Gatto, responsável pela Delegacia de Crimes Fazendários, na sede da PF, no bairro de Jaraguá.

Os presos, que não tiveram as identidades reveladas, estão na sede da PF onde devem prestar depoimento. Na ação foram apreendidas duas armas – uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 38 – e mercadorias contrabandeadas ou que não tiveram o pagamento dos tributos comprovados.

Ainda segundo o delegado, as investigações tiveram início há cerca de 15 meses, quando a Polícia Federal recebeu uma denúncia de que CD e DVDs virgens estariam entrando de forma ilegal no Brasil e sendo transportados para Alagoas.

Entre as mercadorias apreendidas estão aparelhos eletroeletrônicos, celulares, periféricos da área de informática, CDs e DVDs virgens. Todo o material encheu um caminhão baú que deu apoio na operação e foi encaminhado para Receita Federal.

De acordo com delegado Gatto, o balanço geral ainda não foi chegado e até o final do dia novas prisões podem ser efetuadas.

Jovens são presos com Ecstasy

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A força-tarefa da Polícia Civil, instalada em Navegantes, no Litoral Norte, prendeu dois jovens, de 21 e 24 anos, por tráfico de drogas na BR-470. Eles foram flagrados com mil comprimidos de ecstasy e 22 micropontos de LSD.

Em depoimento à polícia, os dois confessaram que pegaram a droga em Curitiba e iriam vendê-la em Blumenau e região, onde moravam.

Os jovens foram perseguidos por viaturas da Polícia Civil após serem flagrados trafegando em alta velocidade na BR-470. O veículo foi interceptado em Gaspar, próximo ao trevo de acesso ao município. A perseguição contou com o apoio de policiais de Gaspar e do helicóptero da Polícia Civil.

Assaltante morto, e Policial Ferido em tiroteio

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um assaltante morreu e um policial ficou ferido durante uma troca de tiros ocorrida na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. Segundo as primeiras informações oferecidas pela Polícia Civil, o policial militar Antônio Cláudio Lima dos Santos, pertencente à 15 CIPM, deu voz de prisão a dois bandidos que estavam armados em vias de roubar um veículo, quando estes reagiram e começou o tiroteio. O soldado encontrava-se de folga e estava vestido à paisana frente a uma agência bancária.

No tiroteio, o policial foi atingido de raspão nas costas, mas foi socorrido ao Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, e não corre risco de morte. Já um dos criminosos, que também foi baleado e socorrido ao mesmo hospital, morreu. O segundo criminoso conseguiu fugir. Na noite desta quinta, a polícia militar realizava buscas nas imediações da Lagoa do Abaeté à sua procura do assaltante. A polícia não divulgou a identidade de ambos.

Abatedouro comercializa Carne Canina

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Dois donos de restaurantes orientais foram presos ontem acusados de vender carne de cachorro no Bom Retiro. Os estabelecimentos eram frequentados principalmente pela colônia coreana.

Na Coreia e em outros países, o consumo da carne de cachorro é liberado.

A carne de cachorro era comprada de um abatedouro clandestino em Suzano, onde foram encontrados 70 kg de carne. Além de cães, foram achados dois gatos inteiros.


No abatedouro havia cerca de 70 kg de carne de cachorro


O abatedouro, onde mais duas pessoas foram presas, vendia a cada semana dez carcaças de cães. O preço chegava a R$ 220. A venda era feita há três anos.

Em um dos restaurantes fechados pela Vigilância Sanitária, o cardápio oferecia um prato à base de carne de cachorro por R$ 250.

Os quatro presos vão responder por crime contra a fauna, contra o meio ambiente e por formação de quadrilha, segundo a Polícia Civil.

Camelôs fazem protesto, E Termina com confronto

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um protesto envolvendo cerca de 300 camelôs da região da rua 25 de Março, no Centro, acabou ontem com ao menos oito dos ambulantes detidos e um guarda-civil ferido. No protesto, paus, pedras e ovos foram arremessados contra agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Segundo a Polícia Militar, acionada para coibir a violência, 200 camelôs de outros pontos da capital aderiram ao ato, que acabou à tarde. A manifestação foi contra o aumento da fiscalização na área. Cerca de 300 sacolas foram achadas com falsificações.



Policia prende assaltante de restaurante

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Civil prendeu Elder Augusto Ferreira, um dos acusados de assaltarem um restaurante localizado na rua Braz de Aguiar, no bairro de Nazaré, um dos pontos mais nobres de Belém. Eduardo da Silva Santos, também envolvido no crime, foi detido. O terceiro acusado do assalto continua foragido. O crime foi registrado em 24 de outubro deste ano.

De acordo com a polícia, Elder, que trabalhava como eletricista no restaurante foi preso na manhã de hoje em um shopping da capital. Ele trabalhava em uma lanchonete do shopping.

Já Eduardo, acusado de ter dirigido o carro Fiat Uno usado na fuga da quadrilha no dia do crime foi preso na tarde de ontem na rodovia Mário Covas, em Ananindeua. Os dois acusados estavam com mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça.

No decorrer do inquérito, o delegado Evando Martins responsável pelas investigações apreendeu um esboço desenhado por Elder da área interna do restaurante, mostrando os acessos de entrada e saída do local.

Outro envolvido é Cleber Ricardo dos Santos Martins, apontado como mentor do crime, continua foragido.

Caso

No dia do crime, os bandidos fizeram 12 funcionários e dois trabalhadores da Ceasa de reféns, enquanto tentavam roubar o cofre do estabelecimento. Um funcionário conseguiu avisar a polícia que chegou minutos depois no local.

O gerente do restaurante, que ficou sobre a mira de uma arma, reagiu e foi auxiliado por outros funcionários no momento que a polícia invadiu o local. Na confusão o assaltante foi baleado e os outros acusados conseguiram escapar, mesmo com todo o aparato policial montado na ocasião.

Se você tem informações sobre o paradeiro de Cleber Ricardo dos Santos Martins ligue para o disque denúncia no número 181.

Denúncia de crime virtual já pode ser denunciado na Internet

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A população ganhou uma nova ferramenta para denunciar crimes virtuais. A Polícia Federal lançou um serviço on-line para que os internautas denunciem casos de pornografia infantil e crimes de ódio na web.

O novo serviço está disponível no site da Polícia Federal (www.pf.gov.br), no link Denúncias Online, que fica na coluna da direita da página.

Três canais de denúncia estão à disposição do usuário: pornografia infantil, crimes de ódio e genocídio. Cada um com sua explicação.

Para fazer a denúncia, é preciso colocar o link da página criminosa e descrever seu conteúdo.

Segundo a Polícia Federal, a inclusão da página no formulário é o modo mais rápido, anônimo e eficiente de denunciar e excluir o conteúdo criminoso da web.

Em casos que não envolvam páginas da internet, a denúncia pode ser feita pelo disque 100 ou pelo e-mail de nuncia.ddh@dpf.gov.

A iniciativa faz parte do projeto Anjos na Rede.

Vendedor é morto em São Paulo, Policia suspeita de Magia Negra

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

O corpo de um vendedor ambulante de 30 anos foi encontrado em uma estrada de terra na zona rural de Bernardino de Campos, a 321 km de São Paulo. Luciano Aparecido Mendes foi degolado e tinha vários cortes e queimaduras feitas com cigarro no corpo. A polícia investiga a possibilidade do crime ter ocorrido durante um ritual de magia negra.

O assassinato aconteceu em uma casa abandonada há dois quilômetros do local onde o corpo foi encontrado. A polícia chegou ao local por meio de denúncia de um homem que estava junto com a vítima e conseguiu escapar. Na residência, foram presos Sandro Lomba Martins, de 36 anos, e Artur Aparecido Pereira, de 26 anos, acusados de participação no crime.

No carro e na casa de Martins, foram encontrados livros e materiais relacionados a magia negra e uma cruz de ferro, que faz referência ao nazismo. Um facão que pode ter sido usado na morte de Mendes foi encontrado no poço da residência onde aconteceu o crime.

Os dois acusados vão responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Se condenados, podem pegar até 25 anos de prisão.