segunda-feira, 19 de julho de 2010

Portugûes procurado pela Interpol é preso

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia



Um advogado português procurado pela Interpol por fraude bancária foi preso na última terça-feira (13) pela Polícia Federal (PF) no Recife. O suspeito, Júlio César Vieira de Freitas, estava morando no bairro da Macaxeira e teria chegado ao Brasil em 2007, quando conheceu sua atual esposa, que é pernambucana.

A Polícia Federal enviou duas equipes à residência do suspeito com um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No momento da prisão, Júlio César portava um passaporte de origem portuguesa em nome de João Paulo Vieira de Freitas, e disse não saber o motivo da sua prisão e possível extradição. O valor da fraude bancária não foi informado pela polícia de Portugal.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da PF, os dados no documento são de outra pessoa, possivelmente do irmão do suspeito, o que configuraria falsificação e uso de documento falso, cujas penas podem chegar a seis anos de reclusão.

O suspeito foi submetido a exame de corpo de delito e em seguida levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) onde ficará à disposição do STF.

Bruno coloca culpa em Macarrão

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia



Num vídeo amador, exibido pelo "Fantástico", da Rede Globo, o goleiro Bruno não poupou o amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e colocou a culpa para o desaparecimento de Eliza Samudio no amigo, que tatuou nas costas juras de amor eterno ao jogador. "Não sei o que deu na cabeça dele. Hoje, com tudo que `tá´ acontecendo, `tá´ difícil acreditar nele. `Tô´ chocado", afirmou. As imagens foram feitas durante o voo entre Rio de Janeiro e Minas, quando Bruno, já preso, foi transferido numa aeronave da Polícia Civil.

A conversa informal contraria a investigação que aponta que o goleiro participou da ação criminosa contra a ex-namorada. Ontem, os policiais que cuidam do caso não foram localizados para comentar o vídeo.

Bruno chega a rir quando fala sobre seu relacionamento com Eliza. "Ela ficou comigo e com vários amigos. Só fiquei com ela uma vez. Coisa de 20 minutos".

Ele nega aos policiais que o acompanhavam no voo que tivesse participado do sequestro da ex-namorada, mas diz que pediu ajuda à mulher Dayanne Sousa para cuidar da criança. Ele teria se mostrado assustado ao saber que o amigo Macarrão estava com o bebê de Eliza. Depois da conversa, Bruno não falou mais com os policiais sob orientação do advogado Ércio Quaresma.

Laudos

A conclusão de laudos e perícias, nesta semana, é considerada pela polícia fundamental para apontar a participação de cada um dos nove suspeitos no crime. Um dos laudos vai apontar se o sangue encontrado no colchão e os fios de cabelo achados no sítio de Bruno, em Esmeraldas, são de Eliza. A outra perícia é a do GPS da Land Rover do jogador que vai mostrar os locais por onde o carro passou no período em que a ex de Bruno era mantida em cárcere.