sexta-feira, 2 de julho de 2010

Adolescente de 15 anos é estuprada em Universidade

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Uma adolescente de 15 anos foi estuprada dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. De acordo com a vítima, ela estava acompanhada do namorado quando os dois foram surpreendidos por um grupo de seis homens. Ambos foram rendidos e pelo menos dois dos criminosos teriam abusado sexualmente da garota.

Guardas que fazem a segurança da universidade e passavam no momento do crime perceberam a movimentação estranha e se dirigiram até o local. Quando chegaram, encontraram a adolescente seminua e saíram em perseguição aos bandidos. Quatro deles foram capturados e dois conseguiram fugir.

Após a detenção, os quatro foram levados à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), na Boa Vista. Durante a madrugada de quinta-feira (1º), tanto a vítima quanto os criminosos se encontravam no distrito policial aguardando para prestar esclarecimentos. Até o momento, a polícia não divulgou o nome dos envolvidos.

Matador é preso em Belém do Para

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

Mais um matador da área do Aurá foi preso pela polícia. Este foi o segundo homicida entre os vinte que já receberam mandado de prisão e que estariam sob aviso da lei. Waldir Guedes de Assis Júnior o “Júnior Cão", comparsa de Adriano “Gordo” preso ontem (30) matador confesso de dez crimes foi preso em uma casa na invasão. Para a polícia, “Júnior Cão” confessou ter participado de dois homicídios em companhia de Adriano Gordo. “Executava por dinheiro”, revelou.



O delegado Jaime Pastana da Divisão de Homicídios do DRCO informou que existe uma força tarefa para capturar os criminosos concentrados nesta área. “Estamos dando apoio junto a uma força tarefa presidida pelo delegado Adelino Souza. A área é de difícil acesso, mas estamos nos empenhando para que possamos fazer cumprir os mandados expedidos. Agora, já tomamos conhecimento que um deles foi morto na guerra de tráfico que existe entre eles”.

A guarnição policial da Divisão de Homicídio conseguiu chegar até “Júnior Cão” a partir de investigação. “Conseguimos prendê-lo na invasão do Pau Te Acha no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. Não tinha como fugir da polícia, já que tínhamos a ficha dele”, contou o delegado Jaime Pastana.

Quadrilha de arrombadores de carro é presa

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A"Operação Mão na Roda", deflagrada ontem pelas polícias Civil e Militar foi responsável pela desarticulação de uma suposta quadrilha de arrombadores de veículos que atuava em Natal. A investigação começou em janeiro deste ano devido ao elevado número de Boletins de Ocorrência relacionados a roubos de carros, cerca de 60 em 12 dias, e contou com uma equipe de 200 policiais.

Foram presos 24 jovens acusados entre 20 e 30 anos, todos de classe média. A delegada Alzira Veiga, titular da Delegacia especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), comandou a investigação que teve o apoio do Serviço de Inteligência. Desde às 2h da madrugada de ontem os policiais tiveram a missão de cumprir os 21 mandados de prisão, pois três integrantes já haviam sido presos em flagrante. "Todos os méritos dessa operação são para a delegada Alzira, a Operação Mão na Roda acabou hoje (ontem), mas esse trabalhocontinua. Os membros da quadrilha estão com prisão preventiva decretada pelo juiz", afirmou o desembargador Cristóvan Praxedes, secretário de Segurança Pública e da Defesa Pessoal do estado.

Segundo a polícia, grande parte das vítimas que prestaram queixa eram turistas. A quadrilha atuava em estacionamentos de hotéis, shoppings, restaurantes, hospitais e universidades localizados principalmente na Zona Sul da cidade. "Eles não faziam menos de 10 arrombamentos por dia, viviam disso, esse era o 'trabalho' deles", contou a delegada Alzira Veiga. O juiz Alceu José Cicco, da 2ª Vara Criminal da Zona Sul, expediu os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão atendendo a solicitação da Polícia Civil que estava munida de provas.

Os 200 policiais civis e militares se reuniram para realizar as prisões em vários pontos da Grande Natal. Em uma das abordagens, em Dix-Sept Rosado, houve até tiroteio entre bandidos e polícia, mas ninguém saiu ferido e o acusado acabou detido. Esquema Os integrantes usavam diversos carros para os furtos, na sua maioria financiados com a finalidade de realizar a prática criminosa. A ação acontecia da seguinte maneira: um arrombador estacionava o carro ao lado do 'veículo alvo' e violava a porta lateral a sua, tornando o ato mais discreto possível. Assim, furtava os objetos de valor que estivessem dentro do veículo. Geralmente havia uma mulher dando cobertura ao arrombador. Ela ficava de um lado para o outro observando o local.

Quem São?

O Universo Policia teve acesso aos nomes dos integrantes da Quadrilha: Márcio Daniel Pereira, o "Rolinha"; Francisco Aureliano de Oliveira, Anderson Gadelha de Paiva, o "Caboré"; João Antônio Neto; Antônio Nogueira de Góis, o "Toinho"; William Fernandes Cirilo; Rodrigo Macedo da Fonseca, "o Pôney"; Francisco de Assis Cardoso da Silva Júnior, o "Barba Chato"; Plínio Tavares de Miranda, o "Índio"; Fábio Augusto Teixeira Furtado da Silva; Geraldo José Ferreira da Silva, o "Ivan"; Clebson Lopes da Costa; Flávio Barbosa Targino; José Josino Neto; Cláudio Tercino Medeiros da Costa; Emanoel Aldo Cordeiro, o "Cego"; Luiz Eduardo Bezerra Costa Lima; Marcos Antônio Cortez; Adailton Santos Silva e Thiago Berto.

Prisão em Flagrante

Fernando Macedo Fonseca Rocha, Adenilson Santos e Emanuel Silva Rodrigues.

Mulher tenta roubar TVs em Hipermercado

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

Ladra? Ousadia tem limites, mas para a artesã Neuraci Conceição Martins, 25 anos, não tem tamanho, e nem vontade trabalhar para obter uma. Essa ladra de TVs foi presa ao tentar furtar dois aparelhos de televisão de LCD de 32 polegadas do Hipermercado Extra. Cada caixa tem ao menos 1 metro de comprimento.

Neuraci tentou sair de fininho com as duas caixas em um carrinho, mas funcionários do hipermercado ficaram desconfiados.

Depois de ser abordada por um deles no estacionamento e detida, ela foi presa pela Polícia Militar e levada ao 1º Distrito Policial na tarde desta quinta-feira. As televisões, somadas, custam R$ 2,9 mil.

De acordo com os funcionários do hipermercado, em declaração à polícia, ela agiu na companhia de pelo menos mais quatro pessoas, que fugiram.

Outra mulher chegou a tirar uma blusa e jogá-la embaixo de uma prateleira para despistar a segurança.

Neuraci é moradora de São Paulo e disse à polícia que veio do Maranhão.

Ao ser abordada por um segurança no estacionamento, ela disse que pegaria as notas das televisões com uma companheira e, ao entrar novamente no hipermercado, tentou escapar por outra porta.

“Ela deu um tapa na cara de uma funcionária e a xingou”, disse uma vendedora.

Segundo um segurança, após a prisão de Neuraci, as mesmas pessoas que estavam em sua companhia voltaram ao hipermercado, à sua procura, mas fugiram em um veículo Focus prata.

Caso Bruno: Delegado afirma que sirgilo telefônico não foi quebrado

ISABELLA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

O delegado Edson Moreira, um dos responsáveis pelas investigações do caso do desaparecimento de Eliza Samúdio, ex-namorada do goleiro Bruno, negou que o sigilo telefônico do jogador Bruno, do Flamengo, havia sido quebrado.


Eliza Samúdio


Em entrevista horas antes, um repórter perguntou a ele: "O senhor falou com a gente que a Dra. Alessandra já tinha pedido a quebra do sigilo telefônico. Ele não chegou então?". A resposta foi: "Já está sendo analisado". Ou seja, o delegado não disse que o sigilo havia sido quebrado, como o Jornal chegou a noticiar.

Na nova entrevista, no Departamento de Investigações, em Belo Horizonte, o delegado foi questionado sobre a quebra do sigilo telefônico de Bruno. Edson Moreira respondeu que "não havia falado nada disso". "Não vou quebrar sigilo telefônico, não. Não posso fazer isso. O que eu vou conseguir com isso?", disse o delegado.



Edson manteve o que havia dito sobre a investigação das conversas telefônicas da jovem desaparecida. "O que nós fizemos foi a quebra do sigilo telefônico da Eliza", afirmou o delegado.

Antes, Edson Moreira disse também que outras pessoas tiveram seus sigilos telefônicos e bancários quebrados, mas não revelou os nomes.

O delegado afirmou ainda que estava "trocando informações com a polícia do Rio de Janeiro".

A polícia já ouviu cerca de 20 pessoas, entre elas amigos de Bruno e sua mulher, Dayanne Souza. Um amigo do goleiro, conhecido como "Macarrão", também está sendo investigado.

‘Não há corpo’

O delegado Wagner Pinto afirmou que o corpo da ex-namorada do goleiro do Flamengo não foi encontrado.

"No momento, o que temos é um caso de desaparecimento, que pode evoluir para homicídio, e, posteriormente, para ocultação de cadáver. Mas no momento são apenas hipóteses, já que ainda não encontramos nenhum corpo", afirmou Pinto.

Reconstituição

A polícia informou também que vai reconstituir os últimos momentos de Eliza antes de seu desaparecimento, dia 9 de junho, para tentar traçar uma espécie de mapa dos últimos passos, com suas ligações e contatos.

Denúncias anônimas levaram a polícia à Mata das Abóboras, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo elas, o corpo da ex-namorada de Bruno estaria escondido no local. Até o início da noite, nada havia sido encontrado.

Furto

O caseiro de um sítio vizinho ao de Bruno e o porteiro do condomínio disseram que a polícia prendeu dois homens suspeitos de furtar um aparelho de som da casa do jogador, no município de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar (PM) na cidade confirmou a prisão de um receptador com quatro caixas de som que seriam da casa do jogador. Esse receptador teria comprado esse aparelho de terceiros. Ainda segundo policiais militares, o caseiro do sítio fez a denúncia do furto na terça-feira (29). Ele foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Ossadas são encontradas em cemitério clandestino

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou operação para localizar um campo de execuções e cemitério clandestino, em Sulacap, na zona oeste do Rio. Cinco ossadas foram encontradas no alto do Morro Cosme e Damião. A ação envolveu pelo menos 60 agentes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, com auxílio de cães farejadores.

Segundo delegado titular da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco-IE), Cláudio Ferraz, todas apresentavam sinais de execução por tiros. O delegado disse que as investigações apontaram que o local era usado por milicianos e traficantes ligados à facção Amigos dos Amigos (ADA).

"Estamos trabalhando agora para descobrir a identidade das vítimas, mas já temos algumas pistas importantes e em breve vamos desvendar os casos", disse. O policial também afirmou ter certeza de algumas das vítimas seriam bandidos ligados ao Comando Vermelho, sequestradas por milicianos sob encomenda de traficantes da ADA

As ossadas estavam espalhadas por uma grande extensão do terreno, em local de difícil acesso. "Como o local é muito ermo, eles nem tinham o trabalho de enterrar. Os corpos ficaram expostos à ação do tempo e de animais. Se fosse um período de chuvas, com certeza não encontraríamos", disse o delegado. Pelas roupas e calçados das vítimas, a polícia acredita que todos eram homens.

Os policiais ainda não sabem há quanto tempo o terreno vinha sendo usado para desova de corpos, mas acreditam que não seja há muito e que as vítimas tenham sido executadas no local, e seus corpos abandonados em diferentes ocasiões. O delegado disse que, com a identificação das vítimas, poderá determinar o período de uso do local pelos assassinos.

Com informações jornal O Dia.