sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mulher morre depois sofrer queda do 10° andar

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

“Uma menina alegre que se dava bem com a família”. Essa é a lembrança do padrasto da jovem Thyciane Santos de Menezes, de 17 anos, que faleceu após cair do 10ª andar do edifício Teófilo Dantas. O caso foi registrado no Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com Elenaldo dos Santos, que é padrasto da vítima, a estudante não tinha motivos para tentar o suicídio. “Ela era uma menina muito alegre com todo mundo. Todas as pessoas da família estão muito abaladas com a morte dela”, disse.


A Jovem que sofreu a queda.


Elenaldo contou que a jovem estava na casa da família. “Ela estava em casa por volta das 11 horas e depois foi para a casa do marido. Quando foi à noite recebemos a notícia da morte dela”, diz o padrasto, salientando que a jovem era casada com o advogado e morava com ele.

Muito abalada, a mãe da jovem, Cláudia dos Santos, não conseguiu falar sobre o assunto, mas o padrasto contou que a adolescente e Garcia estavam juntos há um ano. “Ela estava com o marido e mais uma amiga na hora em que morreu, não sabemos o que aconteceu lá”, salienta Elenaldo dos Santos.

Durante o velório da vítima, que foi realizado na residência da mãe, localizada no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, o namorado da adolescente explicou o que aconteceu dentro do apartamento. O advogado pediu para não exibir a sua imagem, mas deu detalhes do fato.

“Tínhamos chegado ao apartamento após uma festa e tivemos uma discussão por causa dos ciúmes dela. Ela se trancou no quarto e eu e a amiga dela começamos a bater na porta pedindo para ela abrir. De repente a gente ouviu o barulho do chuveiro e ficou tudo calmo, então fui para o outro quatro e a amiga dela ficou na sala. Foi quando ouvimos o barulho quando ela pulou”, explicou o advogado Garcia Santana que namorava há um ano com a jovem.

Garcia ressalta que há cerca de seis meses a jovem já havia tentado tirar a própria vida. “Ela tentou pular do prédio e todo mundo lá sabe disso. É só perguntar à síndica do prédio”, esclarece.

O advogado ressalta que estavam juntos há um ano e que tinham um relacionamento como se estivessem casados. "Ela ficava lá em casa três dias por semana, era como se a gente tivesse casado", diz Garcia.

A amiga da vítima que também estava no prédio no momento da ocorrência confirmou a versão do advogado e disse que nunca imaginou que a amiga fosse pular. “Teve uma discussão, ela ficou trancada no quatro e quando ouvir foi o barulho da queda”, disse a adolescente.

O caso será investigado pela Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).

Roleta Russa: Estudante de 15 anos é morto

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um estudante de 15 anos foi morto em Araçatuba, SP, após participar de uma roleta russa ("brincadeira" com arma de fogo).

Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para investigar uma suspeita de homicídio.

Ao chegar ao local do crime, a PM encontrou o corpo do estudante ensanguentado e com marcas de tiros na calçada em frente à casa da doméstica Mariana da Rocha Soares, além de marcas de sangue pelo chão, indicando que a vítima teria sido arrastada.

No interior da casa de Mariana a PM encontrou duas porções de maconha, uma de crack e objetos que provavelmente seriam usados para o tráfico de drogas, como balanças, sacos plásticos, rolo de fita crepe e celulares.

A doméstica informou à polícia que o suspeito de ter matado o adolescente seria seu companheiro Ânderson de Souza Lima, 21 anos, que havia comprado um revólver. Lima era amigo da vítima e não foi encontrado no local.

Sobrinho tenta matar o tio usando faca

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Nivaldo Augusto de Oliveira Filho, 24 anos, foi preso, depois de decepar três dedos da mão esquerda do tio, em Águas Lindas (cidade a 47km de Brasília). Com um facão, ele golpeou também o ombro esquerdo da vítima. O corte afetou um nervo e o homem perdeu os movimentos do braço., mas não corre risco de morte.

Nivaldo chegou à casa da avó materna, na quadra 31, lote 15, bairro Mansões Olinda, com sinais de embriaguez. Segundo o delegado-titular do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Águas Lindas, Hylo Marques, ele chegou ao local jogando pedras na residência e abrindo todas as portas agressivamente. "Havia um facão na cabeceira de uma cama, que fica na sala. Nivaldo o pegou e começou a ameaçar todos de morte".

O tio do rapaz, Narcizo Pedro de Oliveira, 30 anos, estava no banho quando escutou a gritaria. Ele saiu para tentar acalmar o sobrinho e foi golpeado no ombro esquerdo. Além disso, ele teve os dedos anelar e médio, da mão esquerda, totalmente decepados e o indicador cortado pela metade.

Ele só parou de agredir o tio quando a avó pegou um pedaço de madeira e começou a bater na mão do neto. Nivaldo caiu e feriu a cabeça. Os dois foram levados ao Hospital Bom Jesus. Depois, Narcizo teve que ser transferido para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Após ser medicado, os policiais levaram o acusado para a delegacia.

Transtorno Mental

O delegado desconfia que o rapaz sofra de algum tipo de transtorno mental, mas a família nega. Marques pedirá exames para saber se o rapaz sofre de alguma doença.

De acordo com os familiares, Nivaldo ingere muita bebida alcoólica. Ele costuma desaparecer com frequência, por dias, sem avisar e volta muito agressivo. Esta, porém ,foi a primeira vez que ele atacou violentamente um parente.

Nivaldo não tinha passagens. Caso ele seja condenado, pode pegar de dois a oito anos de prisão por lesão corporal grave.

Urgente: Idoso morre atropelado

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem de 64 anos morreu ao ser atropelado por um Renault Clio em frente ao Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O acidente aconteceu logo após o jogo do Inter.

Segundo informações da EPTC, o atropelamento ocorreu no sentido bairro - centro da via.

Urgente: Motociclista é morto em acidente

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem morreu, em Caxias do Sul, RS, depois de colidir a motocicleta que conduzia contra um poste. O acidente ocorreu na Rua Luiz Covolan, próximo ao ginásio Enxutão.



O condutor seguia no sentido Centro-bairro Reolon na motocicleta Suzuki placa IOD-1717, de Caxias do Sul, quando perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra o poste na altura do número 1302 da rua. Ele morreu na hora. A vítima foi identificada como Carlos Alberto Faccio Filho, 45 anos.

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem de 25 anos foi preso, em Lavrinhas, acusado de tráfico de drogas. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca na casa do suspeito que fica no bairro Capela do Jacu.

Foram apreendidos 100 papelotes e porções de cocaína, 45 pedras de crack, R$ 2.400,00, celulares e documentos. Ele foi encaminhado à cadeia de Cruzeiro.

Jovem é preso por roubo a residência

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um jovem de 27 anos, que saiu da cadeia há quatro meses, foi preso depois de furtar alguns eletroeletrônicos de uma residência.

O homem pulou o muro da casa e arrombou a porta. Ele furtou uma máquina fotográfica, um ferro de passar roupa e outros eletroeletrônicos pequenos, não divulgados pela polícia.

Os vizinhos viram o rapaz saindo a pé com os produtos e ligaram para a polícia. No local, os moradores passaram informações do rapaz, que já é conhecido no bairro. A polícia foi até a casa do homem, localizada no bairro Heitor Rigon. No local, ele foi encontrado com os objetos furtados.

Segundo a Polícia Militar, o homem foi preso em 2003 por roubo, ficou na cadeia durante sete anos e saiu há quatro meses.

Ele vai ser encaminhado para a Cadeia de Santa Rosa de Viterbo e transferido para o CDP de Ribeirão Preto na sexta-feira.

Professora é acusada de agressão a alunos

ISABELLA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Uma professora é acusada de agredir dois alunos, em uma escola, A educadora nega que tenha agredido os alunos, Os dois estudantes, de 11 anos, afirmam que foram agredidos. A professora admite que os repreendeu, mas não agrediu.

O fato ocorreu na Escola Estadual Rocha Pombo. A professora, que dá aulas de 5ª a 8ª série, teria entrado na sala da 3ª série para tirar satisfação com os dois alunos, que teriam xingado o seu filho, de nove anos e que estuda na mesma turma.

Um dos garotos afirmou que a professora o atirou contra a parede e o outro disse que seu braço sangrou quando ela o agarrou com força.

A professora, por sua vez, admitiu que errou e que deveria ter procurado os pais dos garotos, a quem pediu desculpas. Mas nega que tenha agredido os meninos e afirma que apenas exigiu que eles não ofendessem mais o seu filho.

As famílias dos garotos, que são primos, registraram boletim de ocorrência por lesão corporal contra criança. Os meninos farão exame de corpo de delito no Instituto Geral de Perícias (IGP), em Lages, e se for constatado que a professora cometeu crime, o caso será encaminhado ao Ministério Público.

Uma mulher reage em assalto, e é morta

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Uma mulher reagiu a um assalto e morreu após levar um tiro na cabeça, na noite de quinta-feira (22).

Três assaltantes tentaram roubar um sítio. A vítima apareceu e tentou impedir a entrada dos bandidos no local. Outro tiro acertou a porta da residência. Depois dos disparos, o trio fugiu sem levar nada.

Segundo a Polícia Militar, os moradores não ouviram nenhum barulho de carro. Ninguém foi preso por enquanto.

Policiais Militares estão sendo investigados por morte de Motoboy

ISABELLA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Duas horas depois de ser abordado na Casa Verde, zona norte da capital, por PMs e ser levado para a 1ª Companhia do 9º Batalhão com outros três rapazes, o motoboy Eduardo Luís Pinheiro dos Santos, de 30 anos, foi encontrado morto em Santana. Testemunhas disseram à Polícia Civil que o rapaz foi torturado, espancado e humilhado no quartel na noite do dia 9. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Santos sofreu traumatismo cranioencefálico.

O corpo do motoboy apresentava vários hematomas e foi encontrado por PMs do mesmo batalhão para onde ele havia sido levado. O DHPP pediu à Polícia Militar as fotografias e escala de serviço de todos os PMs que trabalharam naquela noite. O major Reinaldo Zychan, porta-voz da Corregedoria da PM, disse hoje que os suspeitos de envolvimento no caso começaram a ser ouvidos.

O oficial considerou o episódio gravíssimo e afirmou que a conduta de todos os que trabalharam naquele horário está sendo investigada. Um dos suspeitos é o soldado Antonio Sidney Rapelli. Zychan, no entanto, não confirmou nem desmentiu se o acusado é um dos investigados. A equipe E-Leste do DHPP apurou que na noite de 9 de abril Santos pediu ajuda a um amigo açougueiro para procurar a bicicleta do filho que havia sido furtada. O motoboy encontrou três rapazes na esquina da Rua Voluntários da Pátria, na Casa Verde, e começou a discutir com eles.

Nesse momento, o grupo foi abordado por PMs. Eles queriam saber o que estava acontecendo e mandaram que todos colocassem as mãos na cabeça e se virassem para a parede. Santos se recusou. Um dos policiais teria desferido um murro em seu peito e ele revidou, com uma rasteira. Todos foram detidos e o que ocorreu na sequência está sendo apurado.

Policiais Militares são acusados de agressões, e abusos verbais

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

Trabalhadores reclamam do mau comportamento da Policia, quatro trabalhadores foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Militar, sob a suspeita de serem os responsáveis pela liderança de um início de revolta instalado no alojamento da Usina de Santo Antônio, que está sob a administração da Construtora Odebrecht.

Depois dos exames de corpo de delito, foram liberados poucas horas depois, pois não havia provas ou acusação formal contra suas pessoas, pois a empresa se quer apresentou imagens das câmeras de vigilância que pudessem evidenciar os trabalhadores que foram presos injustamente, se limitando apenas a prestar uma ocorrência de destruição de patrimônio.

De acordo com os trabalhadores, a forma violenta e transloucada com que a Polícia Militar abordou o alojamento depõem em muito com a aquilo que se espera do setor de segurança pública, que deveria ter como principal objetivo respeitar a lei e os direitos básicos de cada cidadão, ou seja, a integridade de física e moral.





O real motivo de toda essa confusão desnecessária se deu pela inoperância da empresa que deveria já ter instalado um motor estacionário de energia, pois sucessivos eventos de queda energética vinham prejudicando a vida noturna do alojamento Amazonas, recém construído, que retém cerca de quatrocentos trabalhadores.

Que segundo estes, reclamam da falta de iluminação para seus momentos de asseio e principalmente pelo calor provocado durante o período do sono, coisa que já poderia ter sido providenciado pela Odebrecht, mas esta preferiu que a situação se agravasse para solucionar o problema só então, após colocar em risco as vidas de centenas de trabalhadores e ter parte de seu patrimônio depredado pela polícia.

Durante a visita de uma Comissão composta pelo Procurador Chefe do Ministério Público Federal do Trabalho, Dr. Francisco José Pinheiro Cruz, pelo presidente CUT/RO, Itamar Ferreira, e parte da diretoria do STICCERO – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Rondônia, onde foram ouvidos os relatos unânimes de que a Polícia foi quem depredou a maior parte da portaria e que os trabalhadores apenas tentavam se defender com pedras de tiros e bombas de efeitos.

Mas, como já se tornou rotina nos noticiários da capital, parece que a Polícia Militar adotou como via de regra a força bruta contra qualquer cidadão, independente de credo, posição política ou categoria social, percebe-se que a ordem é atirar primeiro e justificar depois.

Nos últimos meses assistimos jogadores de futebol, professores, vereadores, moradores de assentamento, cidadãos comuns e até crianças sendo atingidas por gás de pimenta, balas de borracha, bombas de efeito e pancadas de cassetetes.

Na Usina de Santo Antônio não foi nem um pouco diferente, segundo imagens e depoimentos de trabalhadores o excesso de truculência e a agressões verbais discriminatórias sofridas pelos mesmos durante a desastrosa visita da polícia, o tratamento lembra em muito aos campos de concentrações nazista onde os direitos humanos não passavam nem na porta dos prisioneiros de guerra.

Essa é a sensação descrita por milhares de trabalhadores da construção civil que assistiram de perto seus companheiros de serem humilhados, xingados, chutados, surrados, estapeados e algemados sem nem ao menos o direito de serem ouvidos ou defendidos pelos próprios colegas de serviço que tentavam evitar a prisão absurda cometida pela polícia.

Resultado, além de sofrerem lesões físicas e morais, exposição de seus nomes e imagens na mídia, a empresa Odebrecht incentiva e dá total liberdade a esse tipo de atuação decepcionante da Polícia Militar dentro dos canteiros que só faz aumentar a revolta dos trabalhadores que diariamente são trazidos de fora, ou mesmo os de Rondônia, e são explorados através de um sistema predatório de trabalho, onde não são reconhecidas as horas trabalhadas e em alguns casos, até mesmo são descontados dias de serviços de trabalhadores que nunca faltaram.

Há relatos de que, inclusive existe a presença de policiais militares fardados e a paisana que prestam serviços de “bicos”, armados, sob o comando de um coronel da reserva, chefe da segurança, de nome Murilo Rangel, que fazem o trajeto dentro dos ônibus de trabalhadores com o intuito de coagir qualquer manifestação de pensamento contrário as políticas repressivas da empresa.

É flagrante também a presença diária de oficiais e policias Polícia Ambiental, dentro dos refeitórios, alojamentos e inclusive no Setor de RH da Odebrecht situado na Avenida Amazonas, onde estes permanecem horas a fio em patente demonstração de segurança patrimonial.

Na medida em que as empresas gastam milhões em publicidade com atores contratados, para tentar convencer a sociedade que os trabalhadores fazem parte de uma grande família feliz, essa mesma propaganda antagônica acaba gerando uma controvérsia e um tormento mental nas cabeças dos operários que se sentem parte de um esquema enganoso de uma realidade que nunca existiu.

Outro flagrante presenciado pelo Procurador Chefe do Ministério Público Federal do Trabalho, através de denúncia do STICCERO, na noite desta quarta (21/04), feriado, foi a prática de rescisões trabalhistas irregulares, que não observam o pagamento da passagem de retorno de trabalhadores trazidos de outros estados, realizadas pela Odebrecht na “calada da noite” em hotéis alugados para despistar, se a presença do sindicato, ou de advogados que pudessem orientar os trabalhadores de seus direitos, caso que foi devidamente registrado para efeito de futuras ações contra a empresa que o sindicato pretende promover junto a Justiça do Trabalho.

Como recompensa, quando estes pensam que ao chegar o final do dia terão um descanso digno para reparar o corpo massacrado pela luta diária imposta nos canteiros, são surpreendidos com a presença de policias fortemente armados chamados pela direção da empresa que demonstra estar perdendo o controle ou não possui equipe de negociação de crises para superar os problemas mais banais, o que faz preocupar em muito a situação das usinas que estão a cada mais se tornando verdadeiros barris de pólvora prestes a explodir.

Policia Federal flagra 185 Kg de pasta-base em Carreta

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

A Policia Federal informou sobre a apreensão de 185 quilos de pasta-base de cocaína em Mato Grosso. A corporação realizava o flagrante.

Conforme a nota, duas pessoas foram presas. A Polícia Federal não divulgou os nomes. Os acusados estavam em uma carreta, que foi aprendida, mas a polícia também não informou o local.

A apreensão fez parte da chamada Operação Sentinela, iniciada em 8 de março passado pelas forças de Segurança nacionais – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional – em conjunto com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp).

A operação visa prevenir e reprimir crimes cometidos nas fronteiras do Brasil, como tráfico, contrabando e relativos à imigração ilegal.