quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crianças morrem envenenadas por Chumbinho na Bahia

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Duas crianças morreram vítimas de envenenamento com chumbinho em Feira de Santana, na Bahia. Joanderson Silva do Vale, de três anos morreu nesta terça-feira. Já Felipe de Jesus, de quatro anos, primo de Joanderson, também não resistiu e foi enterrado na segunda-feira. Os dois e a prima deles, Bruna, de dois anos, foram internados no sábado com fortes dores na barriga no Hospital Clériston Andrade.

Eles teriam comido por acidente um pão que estava jogado no chão da cozinha com chumbinho. Bruna continua internada em estado grave e respira com ajuda de aparelhos.

Segundo o delegado titular da 1ª Delegacia de Feira de Santana, Matheus Souza Lima, há suspeitas de que o padrasto e a mãe de uma das crianças tenham jogado o pão com chumbinho no chão da casa para matar ratos, já que a residência fica num bairro pobre da cidade, chamado Expansão do Feira Nove, e sofre com roedores. A polícia, no entanto, ainda aguarda laudo da perícia para ter certeza se a substância ingerida pelas crianças foi mesmo chumbinho. De acordo com o delegado, antes de passar mal, elas também comeram um salgadinho oferecido por uma vizinha. O padrasto e a mãe de uma das crianças contaram à polícia que deram falta do pão com chumbinho e em seguida as crianças se sentiram mal. O delegado informou que eles não foram presos pois não há indícios suficientes de que tenham culpa na morte das vítimas.

Familiares das crianças serão ouvidos pela polícia. Se ficar comprovado que a negligência do padrasto e da mãe provocou a morte das vítimas, eles podem responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Jovem morre atropelado pelo próprio pai

EDUARDO MANCHA
Editor de Conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia

Um rapaz de 21 anos morreu na manhã do último domingo, enquanto ajudava o pai - um motorista de 47 anos - a arrumar um caminhão em frente à casa que moravam, na Ponta da Praia, em Santos, litoral de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o jovem estava embaixo do veículo e seu pai na cabine, quando o caminhão começou a andar e passou por cima do tórax do rapaz.

A vítima chegou a ser socorrida ao Pronto Socorro da zona leste, mas devido ao politraumatismo (lesões traumáticas provocadas por forte impacto), morreu. Após a morte do filho, o motorista entrou em estado de choque e foi medicado.

O veículo e o local foram periciados. O caso foi registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e será investigado.

Briga de bar termina em morte

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem morreu após levar três tiros durante uma briga de bar, na noite de segunda-feira, em Vista Alegre do Alto, a 377 Km da capital paulista.

Segundo informações da Polícia Militar, durante uma discussão, Antônio José da Silva, de 32 anos, disparou seis tiros contra Giliarde Gonçalves do Santos, de 22 anos, que foi atingido por três disparos e morreu no local.

Ainda segundo informações da PM, Silva resistiu à prisão e tentou sacar a arma contra os policiais, mas foi atingido por um tiro próximo ao abdômen. Caído, o suspeito atirou três vezes e acertou um carro da polícia, antes de ser preso.

Silva foi encaminhado ao Hospital de Bebedouro, onde realizou uma cirurgia para retirada da bala e foi liberado para ser levado para a cadeia de Jaboticabal.

Procurado pela Policia é preso

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Policiais da Delegacia Municipal de Confresa (1.160 km a Nordeste) prenderam dois homens investigados no cometimento de crimes na região, no último fim de semana. Um deles estava com seis mandados de prisão decretados pela justiça do Estado de Minas Gerais por furto e roubo.

Em um bar da cidade, os irmãos Daniel Cardoso Maia, 24 anos e Altair Cardoso Maia, 35, foram presos em situação de flagrante e indiciados por furto qualificado praticado contra um estabelecimento comercial, que teve arrombado dois cadeados da janela e os vidros quebrados. Do local, os ladrões levaram moedas do caixa, bonés, relógios e molinetes para pesca.

No momento da prisão, Altair forneceu nome falso aos policiais para dificultar a checagem junto ao sistema de busca de informações da Segurança. Porém, os investigadores conseguiram chegar a verdadeira identidade do preso e a descoberta dos mandados de prisão.

Contra Daniel, irmão de Altair, foi constatado que ele responde a dois inquéritos na comarca de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

O delegado da cidade de Confresa, Marcos Aurélio Dias Leão, autuou os suspeitos e os encaminhou para a unidade prisional de Porto Alegre do Norte.

De folga, Policia da flagrante em assalto, Atira, e Imobiliza Suspeito

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Sozinho, o policial civil Antônio (*), 32, conseguiu ontem às 20 horas prender um suspeito de assalto a farmácia no Tiradentes. Ocorre que o agente da Polícia Civil estava de folga, se deparou com o assalto, atirou no ombro do suspeito para imobilizá-lo e ainda, chamou o bombeiro para prestar socorro.

Antônio está há apenas 6 anos na profissão e faz parte da equipe da Delegacia Especializada de Homicídios. Segundo ele, mesmo sob tensão, o resultado foi satisfatório pelo fato de conseguir imobilizar e apreender o suspeito, um adolescente de 17 anos.

Ele conta que seguia a pé até a drogaria na esquina antiga avenida Adventista com a Diva Ferreira quando viu do lado de fora do estabelecimento um motociclista parado sozinho na rua de chão perto da farmácia. O motor da moto estava ligado.

O policial desconfiou de que um assalto acontecia dentro da drogaria. Ele reduziu as passadas e quando um adolescente saiu da farmácia e guardava a arma na cintura, Antônio sacou a arma e gritou ‘polícia! Parado!’, disse ele ao Midiamax.

O suspeito de assalto era W., 17. Ele já tinha cometido ato infracional por dirigir sem habilitação.

Antes de ser flagrado, ele junto com Leonardo Nunes de Souza, 21, que pilotava a moto, já havia assaltado um posto de gasolina ali perto, na Rua Joaquim Murtinho. Neste roubo a dupla tinha levado R$ 100 e pelo assalto à farmácia mais R$ 121.

‘Polícia! Parado!’

W. usou no assalto um revólver Taurus calibre 38. O policial estava com uma pistola ponto 40.

Quando Antônio ordenou para que o suspeito se rendesse, o adolescente correu e colocou a mão na cintura, um sinal de que sacaria o revólver, relata o policial.

“Nessa hora não tem como fazer mira, mas fiz como me foi orientado. Dei dois disparos para a imobilização”.

O adolescente caiu sobre Leonardo que o esperava na moto. O policial entrou na farmácia e acionou os bombeiros. Antônio correu para tentar prender o piloto que conseguiu fugir a pé.

Os bombeiros encaminharam o adolescente infrator para a Santa Casa. O dinheiro do assalto foi devolvido para os donos da farmácia e também do posto de gasolina.

Após a internação, o adolescente que mora na Vila Rosa Pires, região do Tijuca, será internado na Unidade Educacional de Internação. Já Leonardo está sendo procurado pela polícia.

A motocicleta usada no assalto, uma Titan de cor preta, foi roubada no dia 31 de outubro e deverá ser devolvida para o dono.

Hoje, quinze horas após o fato, o policial civil voltou ao trabalho.

Nos dias 30 e 31 de outubro em Campo Grande dois assaltantes foram mortos em confronto com policiais.

(*) Antônio é nome fictício e foi usado como medida de segurança.

Policia prende acusados de roubo nas saidas de banco

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A polícia prendeu três pessoas acusadas de praticar assaltos em saída de bancos. Vanessa Carolina Pereira da Silva, de 22 anos, Marco Antônio da Silva Brito, 23 anos, e Jeferson Ferreira da Silva, 27 anos, foram presos.

Eles serão apresentados na sede do Grupo de Operações Especiais.

De acordo com a polícia, os três foram presos em frente a agência do Banco do Brasil na avenida Caxangá. Com eles, a polícia encontrou um carro e duas pistolas de uso exclusivo da Forçar Armadas. Uma delas foi roubada de um papiloscopista da Polícia Federal.

Homem é morto a pauladas

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

O ajudante geral M.V.S., 23 anos, foi encontrado morto na manhã do último domingo na Estrada do Corta Rabicho, no bairro dos Correas, pela viatura 31329 da Polícia Militar.

Segundo resultado da perícia realizada no local pelo Instituto de Criminalística de Guarulhos, o jovem sofreu vários golpes a pauladas na região da cabeça que teriam o levado à morte.

O ajudante foi encontrado durante patrulhamento da polícia pelo local, já que a vítima estava à margem da via caído com o corpo na posição lateral e o rosto virado para o chão com ferimento na parte de trás da cabeça, trajando camiseta verde e calça de agasalho azul arreada até a altura do joelho.

Segundo familiares ele tinha participado de uma festa de aniversário na casa de uma irmã a 200 metros do local onde seu corpo foi encontrado. Ele teria saído da festa sozinho por volta de 1h00 embriagado com destino à cidade de Arujá. Os policiais identificaram o rapaz porque próximo ao corpo foi localizada uma carteira de couro marrom com documentos pessoais da vítima.

Os dados do jovem, a documentação e o irmão da vítima, o forneiro Z.V.S., 40 anos, foram apresentados à Delegacia de Polícia de Arujá onde foi elaborado o boletim de ocorrência.

A Polícia Civil requisitou perícia e o carro de cadáver para o local. Compareceu ao local um perito do Instituto de Criminalística de Guarulhos que constatou que o rapaz sofreu vários golpes a pauladas na cabeça.

O pedreiro M.R.S., 20, foi conduzido à Delegacia de Polícia por suspeita de envolvimento no fato devido dias atrás, segundo consta, ter discutido e ameaçado a vítima. A polícia realizou uma busca na residência do suspeito porém nada foi encontrado.

A polícia instaurou um inquérito e trabalha na investigação do ocorrido para identificar e localizar o(s) culpado(s) pelo crime e descobrir as causas que motivaram o assassinato. Este foi o terceiro homicídio registrado em Arujá pela polícia este ano.

Apresentador é morto por Garoto de programa

EDUARDO MANCHA
Editor de Conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia

O apresentador da TV Salvador Jorge Pedra, de 52 anos foi brutalmente assassinado a facadas, no último domingo, dia 01 de novembro pelo garoto de programa identificado apenas como "Rogério, segundo a policia que ainda não tem pistas do suspeito.

O corpo do jornalista foi encontrado em um dos corredores do motel Democratas, no centro de Salvador. Os peritos identificaram facadas na testa, no ombro e no pescoço. Também havia sinais de luta corporal.

O companheiro do apresentador, o cinegrafista Gilmar Pereira, 24, companheiro do apresentador e que morava com ele desde 2007, também prestou depoimento. O conteúdo do que ele disse não foi divulgado pela polícia.

Jorge Pedra iniciou a carreira em 1978 como assistente de uma colunista social. Ele apresentava o programa "Fama e Sucesso" na TV Salvador que é do mesmo grupo da TV Bahia, a afiliada Globo.

Um conhecido do apresentador disse em entrevista para a TV Aratu, SBT Bahia, que funcionários do hotel informaram ser rotina a visita ao hotel do jornalista acompanhado de rapazes.

A polícia encontrou a carteira do apresentador com os cartões de crédito, mas não havia dinheiro. O carro da vítima tinha impressões digitais deixadas pelo assassino que saiu pelos portões dos fundos do motel.

A delegada responsável pelo caso, Francineide Moura, disse em entrevista para a TV Aratu que a "promiscuidade" provoca esse tipo de crime seja envolvendo casais heterossexuais e homossexuais.

Investigação sobre a morte de Empresário

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Informações apuradas pelo Universo Policia dão conta de que o empresário Antônio dos Santos Hipólito, 56 anos, dono da Casa do Camarão, pode ter sido assassinado no início da noite de terça-feira (3). A primeira suspeita foi de tentativa de assalto no escritório, mas os bandidos atiraram contra o peito e a cabeça da vítima sem levar nada. Além disso, há suspeita de quem um funcionário tenha participado do crime.


Isabela Fagundes


Depois do trabalho da perícia e da retirada do corpo do empresário, uma equipe da Comissão Investigadora do Crime Organizado - CICO - entrou no local, comandada pelo seu presidente, delegado Bonfim Filho. Policiais civis do 1º Distrito Policial e militares das Rondas Ostensivas de Natureza Especial - RONE - também atuam no caso.


Isabela Fagundes


Quando perguntado pelo Cidadeverde.com sobre a hipótese de um funcionário ter participado do crime, Bonfim Filho respondeu: "Se trabalham com essa hipótese, é porque alguém foi reconhecido". O delegado informou que a CICO entrou no caso por determinação do secretário estadual de Segurança, Robert Rios.

Testemunhas reconheceram o acusado como um rapaz magro, alto, que usava capacete, calça jeans e camisa vermelha.


Isabela Fagundes


Segundo fontes do Universo Policia, a gerente da loja na rua João Cabral, Centro de Teresina, presenciou o crime. Ela relatou que apenas um dos bandidos entrou no escritório e atirou no peito do empresário quando o mesmo tentou jogar a cadeira contra o agressor. Em seguida, foi disparado um tiro contra a cabeça. O criminoso saiu sem nada levar.

Policia realiza Operação ''Sossega Leão'' e prende foragido

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Por determinação do Secretário de Segurança Pública, Ten. Cel. EVILÁSIO SENA, coordenados pelo Delegado DR. SAMIR FOUAD ABBOUD, diretor do DEPOM - Departamento de Polícia Metropolitana e pelo Delegado substituto da 9ª DP de Extrema DR. MARCIO BELCHIOR DE MACEDO, foi deflagrada pelo GOEX (Grupo Operacional de Extrema) neste final de semana no distrito de Extrema a operação SOSSEGA LEÃO, a qual culminou com a prisão das seguinte pessoas:

RENATO DOS SANTOS SILVA, por tráfico de entorpecentes, sendo apreendido 29 (vinte e nove) invólucros de substância entorpecentes e a quantia de R$ 200,00; Obs. No ato da abordagem, Renato estava com seu filho recém nascido no colo.

RODRIGO PEREIRA DA SILVA, por porte ilegal de arma de fogo, 01 revolver calibre 38 devidamente municiado; Obs: Rodrigo estava dançando forró em uma festa na hora da abordagem;

EMERSON CARVALHO DOS SANTOS, por Mandado de Prisão – processo nº. 501.2008.004290-8.

• Diversas abordagens de rotina, revistas pessoais, inclusive em ônibus interestaduais, com a intenção de localizar drogas, armas e foragidos da justiça.

Tal operação visou amenizar a onda de violência que infesta o município de Porto Velho, principalmente nos longínquos distritos, sendo necessário o apoio da co-irmã Polícia Militar do distrito de Extrema para ser dado fiel cumprimento ao objetivo da missão.

Policia descobre depósito de Caça-Niques

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

A polícia descobriu um depósito de máquinas caça-níqueis em São José dos Campos. Ninguém foi preso.

A casa ficava no Campo dos Alemães e o endereço era investigado há 15 dias. O local, segundo a polícia, funcionava como um depósito e era usado para a montagem e manutenção dos equipamentos.

Foi apreendida uma grande quantidade de produtos e foram necessários três caminhões para o transporte até a delegacia. Eram peças como placas, estabilizadores de computador, monitores e diversos componentes eletrônicos.

Além disso, foram encontradas também cerca de 10 mil raspadinhas. A polícia acredita que esse material era utilizado por uma quadrilha que agia na região.

Finados: Mortes, Menos acidentes na Rodovia

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

O feriado de finados teve alta no número de mortes nas rodovias federais, mas queda na quantidade de acidentes, em comparação com o último feriado, segundo boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De meia noite de sexta-feira (30) à meia noite de segunda (2), foram registrados 1.901 acidentes, 1.170 feridos e 93 mortes em 65 mil quilômetros de rodovias.

No último feriado, que também caiu numa segunda-feira, a quantidade de acidentes foi maior (2.217), mas foram registradas menos mortes por acidentes de trânsito (88). Apesar de reduzir todos os índices em comparação com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, Minas Gerais continua a liderar o ranking de acidentes e óbitos, com 253 acidentes, 15 mortes e 145 feridos.

Três estados tiveram aumento significativo no número de fatalidades em comparação com o resultado de cada um no feriado anterior. De acordo com a PRF, O Rio Grande do Sul (RS), que teve apenas uma morte durante a Operação Padroeira, realizada no feriado de Nossa Senhora Aparecida, registrou oito vítimas fatais, sendo quatro num mesmo acidente.

A Bahia contabilicou nove óbitos, contra quatro no último feriadão. E o Maranhão, que não registrou óbitos na última operação, teve quatro mortes. Segundo a avaliação da PRF, o tempo bom nos três estados incentivou o aumento de turistas e uma maior movimentação nas rodovias.

Os estados com mais acidentes, depois de Minas Gerais, são Santa Catarina (266), Paraná (232), Rio Grande do Sul (166), e Rio de Janeiro (148). Já os que registraram mais mortes são Minas Gerais (15), Bahia (9), Paraná (09), Rio Grande do Sul (8) e Pernambuco (08).

Tendência de queda

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal os números relativos a acidentes de trânsito registrados nos últimos feriados revelam uma tendência de queda nos índices de violência nas estradas, apesar do aumento da frota de carros. Desde setembro foram vendidos 600 mil novos veículos.

Em 2007, quando a frota era 17% menor, a PRF registrou 12% a mais de mortes no feriado de Finados. Em 2008, o mesmo feriado caiu num domingo, portanto não houve balanço nacional.