terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rapaz é morto por bandidos após cair em uma falsa Blitz

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um rapaz de 28 anos foi baleado e morreu em uma praça de pedágio na BR-277, no município de Céu Azul, Oeste do Paraná. Alex Sandro Pacce e a mãe dele foram dominados por quatro bandidos em uma falsa blitz policial. Os ladrões estavam interessados nas mercadorias que as vítimas levavam no veículo. O rapaz foi baleado ao tentar fugir dos bandidos.

Pacce e a mãe seguiam de Santa Terezinha do Itaipu em direção a Cascavel. Segundo a delegada Tamy Razera, que investiga o crime, a caminhonete das vítimas estava cheia de mercadorias trazidas do Paraguai. Cerca de cinco quilômetros depois do pedágio de Céu Azul, mãe e filho foram parados por quatro homens. Os bandidos simularam uma blitz, usando um veículo Astra preto com giroflex e coletes da Polícia Federal.

As vítimas foram rendidas e colocadas no Astra. Um dos bandidos pegou a caminhonete e seguiu viagem em direção a Cascavel. Os outros levaram os dois de volta para Céu Azul. Ao chegar à praça de pedágio, por volta das 8h45, mãe e filho tentaram fugir. A mulher conseguir escapar, mas o rapaz foi baleado no abdome e morreu no local.

A delegada Tamy Razera que passava pelo local no momento, acionou a polícia. Na fuga, os bandidos acabaram batendo o Astra em uma árvore. Um dos homens, Ítalo Cardoso Carlos, 19 anos, foi preso. Os outros conseguiram escapar. A caminhonete foi localizada na região de Ouro Verde do Oeste.

A polícia apreendeu uma pistola calibre 380, que pode ser a arma do crime. Segundo a delegada, o rapaz preso não tinha passagens pela polícia anteriormente. O veículo Astra usado pelo grupo na ação havia sido roubado no dia 29 de novembro. A polícia ainda fazia buscas pelos foragidos.

Professoras mortas podem ser vitimas de Crime Passional

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

As investigações da Polícia Civil de São José dos Pinhais apontam que o crime fatal contra as duas professoras de rede municipal de ensino pode ter tido motivações passionais. Sandra Maria de Moraes, 39 anos, e Patrícia Esteves Gomes, 29, foram encontradas mortas dentro da casa em que residiam, no bairro Costeira, na manhã de domingo (6).

De acordo com o delegado da cidade, Osmar Dechiche, a possibilidade da ocorrência se tratar de um latrocínio está descartada, pois nenhum pertence foi levado da residência. Bilhetes com ameaças foram encontrados no local do crime. A polícia pretende levantar boletins de ocorrência que foram registrados por Sandra, relatando essas ameaças. “Os indícios apontam para uma situação de crime passional”, afirma Dechiche

As duas mulheres moravam juntas há cerca de nove meses, na residência que alugaram na Rua São Salvador. Cada uma foi morta com dois tiros – um no peito e outro na cabeça. Os corpos foram encontrados por um homem que morava em outra casa do mesmo terreno.

O corpo de Patrícia foi enterrado na manhã desta segunda-feira (7), no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais. O enterro de Sandra foi realizado durante a tarde, em Senges, no interior do estado.

Assaltante é espancado pela terceira vez pela mesma vitima

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Um jovem de 18 anos foi preso quando tentava assaltar a mesma casa pela terceira vez nos últimos cinco dias, no Centro de Florianópolis. O ladrão invadiu a residência e foi supreendido pelos donos.

O morador estava dormindo com a mulher e um filho de um ano, quando o ladrão entrou na casa, em uma transversal à rua Crispim Mira. Ao acordar, a mulher encontrou o jovem e deu um grito.

O ladrão tentou fugir pulando a janela. Ele cruzou a avenida Mauro Ramos e se escondeu em um matagal, mas foi perseguido e capturado pelo dono da casa e mais dois vizinhos. O dono da casa acabou batendo no ladrão com pedaços de madeira.

''Ele levou um monte de dinheiro meu, que eu estava guardando o ano todo. Ele me levou tudo'', diz a vítima, que teve um prejuízo de quase R$ 5 mil com os três assaltos.

O ladrão foi socorrido pela polícia e encaminhado ao hospital. Ele levou oito pontos na cabeça e teve várias escoriações pelo corpo.

Depois de três horas, o ladrão foi encaminhado à 1º Delegacia de Polícia da Capital, onde permanece preso. Ele já havia sido detido por roubo, assalto, porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Segundo a delegada Larissa Antunes, o jovem deve ser autuado por tentativa de furto, e também devem ser apurados os crimes que o suspeito praticou na última semana.

Emissora de Rádio é acusada de apologia ao crime e é fechada

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Civil fechou a Rádio Dinamite FM, que funcionava na frequência 99,7, em São Paulo. A rádio pirata é acusada de fazer apologia ao crime e divulgar funks proibidos e bailes na região metropolitana. De acordo com o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), a polícia quer saber se a rádio tem alguma ligação com integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

A polícia investigava a rádio havia uma semana. Com o apoio de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os policiais do Garra localizaram hoje a antena retransmissora da rádio no meio da Serra da Cantareira, em Mairiporã, na Grande São Paulo. O equipamento ficava no meio da mata. Ali não foi detido ninguém.

Um outro grupo de investigadores foi até uma casa na Vila Brasilândia, na zona norte de São Paulo, onde apreendeu os equipamentos que seriam usados no estúdio da rádio. O dono do imóvel em que esse material era guardado foi detido pelos policiais. Trata-se de um músico. Ele disse que recebia R$ 250 por semana para guardar o equipamento e negou qualquer relação com a rádio.

"Eles transmitiam os chamados funks proibidões e divulgavam bailes clandestinos. Faziam apologia do crime e de criminosos. O transmissor dessa rádio pirata era muito forte", afirmou o delegado Gonçalves. Desde 2005, a Polícia Civil tem conhecimento de músicas feitas em apologia ao PCC e ao crime em geral.

Em Vitória, Assasinatos de Dezembro já supera Novembro

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Lula Território da Paz São Pedro VitóriaO número de homicídios registrado nos sete primeiros dias do mês de dezembro na capital já ultrapassa toda estatística do mês de novembro. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vitória, Orly Fraga Filho, somente nesta primeira semana do mês nove pessoas foram assassinadas enquanto em todo mês de novembro a polícia registrou quatro mortes. Dos nove homicídios, quatro foram registrados na grande São Pedro devido a guerra do tráfico.

"Há uma diferença na guerra pelo comando do tráfico em São Pedro, em comparação a outros bairros da capital. São pequenos traficantes que disputam entre si os pontos de drogas. É um tráfico formiguinha. Algumas vezes esses grupos entram em confronto pelo controle de uma rua ou de um beco. São pequenos pontos que provocam uma violência muito grande na região. Os tiroteios não têm hora. Todas essas pessoas mortas já têm passagem por tráfico sendo que uma também por homicídio", contou o delegado.

O delegado destacou que a última pessoa assassinada em São Pedro V, Jackson José dos Santos, 18 anos, foi morto com 11 tiros. Ele já tinha passagem pela polícia por homicídio praticado quando era menor de idade. Ele foi assassinado na noite de sábado para domingo. O crack é a droga que movimenta o tráfico nesta região, segundo a polícia.

Ocupação estratégica

Quem passava pela avenida principal da grande São Pedro percebia uma presença reforçada do policiamento. A Polícia Militar realizou durante a tarde uma ocupação estratégica. Quatro PMs ficaram fixos em São Pedro I, enquanto radio patrulhas do policiamento Ostensivo e da Rotam faziam ronda no interior dos bairros. O coordenador Estadual da Polícia Interativa e Comunitária, major Jaílson Miranda, afirmou que a polícia e a Prefeitura de Vitória vão discutir nesta terça-feira (08) o retorno do Conselho de Segurança na região.

"Estamos tendo um reforço da Ronda Ostensiva Tático Motorizada (Rotam) na região da Grande São Pedro por conta destas últimas mortes. Mas para inibir a violência precisamos resgatar parcerias com outras instituições. Vamos nos reunir com o secretário de segurança urbana de Vitória para propor o retorno do Conselho de Segurança na Grande São Pedro. A participação da população nesta discussão é muito importante", destacou o coordenador.

O Secretário de Segurança Urbana de Vitória, João José Sana, citou alguns projetos como o 'Mulheres da Paz' que vem sendo implantados na região como ação de prevenção à violência. No entanto, ele destaca que esses programas não são suficientes. É preciso uma ação coletiva entre polícia, governo e sociedade para conseguirem avançar no combate a violência.

"Os programas são etapas importantes de um processo todo que estamos tentando fazer de classificação de ambiente, de transformar a grande São Pedro em um ambiente de paz. Para enfrentar os problemas é preciso ações de prevenção, que é papel do município, articulada com as ações de repreensão feitas pelos órgãos policiais. Não existe nessa temática da violência nenhuma solução fácil que se consegue num passe de mágica. Temos que construir soluções coletivamente", destacou o secretário.

O coordenador Estadual da Polícia Interativa e Comunitária, Jaílson Miranda, divulgou que de janeiro a novembro deste ano foram registrados 30 homicídios na grande São Pedro, enquanto no mesmo período do ano passado foram 35.

Mortos são suspeitos de assalto á uma Transportadora

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

A Polícia Militar suspeita de que os dois homens mortos em perseguição policial tenham participado do assalto de domingo (6) a uma transportadora de valores, na Vila Jaguara, zona oeste na capital. De acordo com o capitão Émerson Massera, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) já investiga a ligação dos homens mortos com o furto milionário que ainda não teve nenhum responsável preso.

Os bandidos cavaram um túnel de aproximadamente 100 metros para furtar a empresa. O valor exato do furto ainda não foi calculado mas a polícia estima que os criminosos possam ter levado cerca de R$ 10 milhões do cofre da Transnacional Transporte de Valores e Segurança Patrimonial Ltda. Os dois homens morreram baleados em meio a uma perseguição na Avenida do Estado, esquina com a Rua dos Municípios, na Vila Califórnia, zona leste.

Segundo a Polícia Militar, uma viatura patrulhava o bairro por volta das 16 horas, quando fez sinal para um veículo parar. Os dois homens que estavam no carro atiraram contra a viatura e tentaram fugir, mas foram atingidos pelos policiais, levados ao pronto-socorro da Vila Alpina, onde morreram. De acordo com a PM o carro havia sido roubado no dia 20 de novembro, na Vila Maria zona norte.

Tristesa! Bebê é encontrado em banheiro de terminal em São Paulo

EDUARDO MANCHA
Editor de conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia


Um bebê de aproximadamente 1 mês foi encontrado dentro de um banheiro do terminal de ônibus Princesa Isabel no centro de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, a criança abandonada foi localizada por volta das 15h.

A polícia afirmou que foi acionada pelo 190 e que compareceu ao local onde encontrou a vítima. A criança foi conduzida ao Pronto Socorro da Santa Casa para ser medicada.

A ocorrência será encaminhada ao 77º DP.

Agente Penitenciário é encontrado morto no RJ

EDUARDO MANCHA
Editor de conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia

Um agente penitenciário foi morto em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Polícia Militar, Rômulo Borges, de 27 anos, teria reagido à abordagem de criminosos que queriam assaltá-lo.

A PM não soube informar se algum pertence do agente foi levado. O rapaz chegou a ser levado para o Hospital Albert Schweitzer, mas não resistiu.

O crime ocorreu na Estrada do Catonho.

Caminhão é detido com Arroz sem nota fiscal

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, uma carga de aproximadamente 14 toneladas de arroz da marca Mavil. A apreensão aconteceu na BR-104, numa blitz de rotina, próximo a Universidade Federal de Alagoas, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Segundo informações da PRF, o motorista do caminhão de placa é KSP-9803/PE, que vinha de Recife para Maceió, estava conduzindo a mercadoria sem nota fiscal. Técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda, foram chamados ao local e confirmaram a denúncia.

Segundo o motorista do caminhão, Sebastião Francisco da Silva, o que houve foi um esquecimento por parte dele. “Esquecia a documentação no posto de Suape, em Pernambuco, mas já fiz uma ligação e estão trazendo a nota fiscal”, disse.

Técnicos da Secretaria da Fazenda aplicaram uma multa ao motorista, no valor de R$ 3.500 e informaram que a mercadoria irá ser levada ao depósito da secretaria e só será liberada, se for apresentada a nota fiscal correspondente.

Outra irregularidade detectada pelos policiais, foi a viagem de três trabalhadores dentro da carroceria do caminhão, ao lado da mercadoria e sem ventilação. Esses homens, segundo o motorista, eram os trabalhadores que iriam descarregar o arroz., quando chegasse ao destino.

Aproximadamente quatro horas, Policia registra três homicidios

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Em menos de quatro horas, a Polícia Militar (PM) foi chamada para atender a três ocorrências criminosas que terminaram em morte.

Dois casos foram registrados em São José dos Pinhais. Por volta das 4h, policiais foram até uma via pública do bairro Barro Preto, onde um rapaz de aproximadamente 25 anos foi encontrado amarrado e morto. A vítima recebeu disparos de arma de fogo e estava com queimaduras no corpo. A autoria e o motivo do crime ainda são desconhecidos.

Já no bairro Dona Naime, um homem de 27 anos, identificado como Márcio Alves de Lima, foi assassinado com 12 tiros, por volta das 6h. De acordo com informações da delegacia de Polícia Civil do município, familiares relataram à polícia que o rapaz foi visto conversando com dois rapazes perto da residência dele horas antes do crime. Como a vítima era usuária de crack, o homicídio pode estar relacionado a um acerto de contas por causa da droga.

Pouco mais de uma hora depois, em Almirante Tamandaré, um homem de 46 anos foi encontrado morto na Rua Justo Manfron. Segundo a PM, o rapaz vestia uma camisa do Coritiba e apresentava diversas lesões na cabeça. Os responsáveis pelo crime não foram encontrados pela polícia.

Professoras assassinadas em São José dos Pinhais

Na manhã de domingo, duas professoras da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais foram encontradas mortas na casa em que residiam, no bairro Costeira. Sandra Maria de Moraes, 39 anos, e Patrícia Esteves Gomes, 29, foram executadas.

Elas moravam juntas há cerca de nove meses, na residência que alugaram nos fundos do número 420, da Rua São Salvador. Cada uma foi morta com dois tiros – um no peito e outro na cabeça. Os corpos foram encontrados por um homem que morava em outra casa do mesmo terreno. A polícia suspeita que o crime tenha motivações passionais.

No último mês de novembro, 85 mortes violentas foram registradas na RMC. São José dos Pinhais foi a campeã de ocorrências com 24 óbitos.

Policia faz divulgação de foto de assasino de agente da DRN

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

A Polícia Civil sai à caça na tentativa de encontrar Rafael, acusado de matar o agente Geraldo Moura de Sá, na Grota do Rafael, no bairro Jacintinho, na tarde de domingo (06). Apesar da pouca idade, “Rafinha”, como é conhecido, é tido como perigoso e já teria nas costas cerca de sete homicídios somente na referida área.


Assasino de agente da DRN


“Rafinha” é ex-presidiário, acusado pela polícia de envolvimento em diversos assaltos, tráfico de drogas e alguns homicídios. Sobre o jovem criminoso, que para a polícia pretende ganhar o mesmo rumo de ‘mito do crime’, tal qual Sandrinho, ainda pesam as acusações de ameaça e de intimidação contra os moradores da grota.

“Não é possível que em um lugar, onde pessoas de bem têm o direito à tranquilidade, à paz, a viverem sossegadas, alguém que se acha dono, imponha medo e exija respeito em nome da criminalidade”- disse um policial.

Para auxiliar a polícia na captura de Rafael, está disponibilizado o número do disque denúncia: 0800 - 284 – 9390.