terça-feira, 10 de novembro de 2009

Presidiário é cutilado com barras de ferro

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

O detento Francenildo de Oliveira, 27 anos, conhecido como “Ciclone”, foi assassinado dentro da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo informações do coronel Severino Reis, diretor do presídio, Francenildo foi morto com cutiladas de ferro dadas por outros dois detentos, já capturados. Ele cumpria pena por tráfico de drogas.

Segundo o diretor de Alcaçuz, Francenildo foi morto por Antonio Fernandes de Oliveira, mais conhecido como “Pai Bola” e Ney Armstrong, ambos de 24 anos. Os três estavam juntos na mesma cela de “adaptação”, destinada a presos com má conduta na instituição.

A ficha de Francenildo mostra um histórico de comportamento conturbado dentro do sistema penitenciário potiguar. No dia 27 de agosto passado foi solicitada sua transferência para a penitenciária de Caicó. O motivo alegado foi que Francenildo teria vários inimigos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e, por essa razão, estava cumprindo sua pena isolado, no local destinado ao castigo.

Os dois acusados foram autuados em flagrante na delegacia de plantão de Pirangi. “Ele chegou a ser transferido para Caicó, mas os problemas continuaram e ele voltou para Alcaçuz”, explicou o coronel Reis, que tomou posse na função há menos de uma semana.

Acusado de estupros é preso pela Policia

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem acusado de estuprar uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 28 em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no mês de agosto, foi preso na Segunda-Feira, dia 9 de Novembro, dia em que completa 38 anos. Segundo a polícia, o mecânico de caminhões Adão Sidnei Fernandes agia na periferia da cidade, na região que dá acesso ao Norte do Paraná. Em 1998, o acusado foi condenado por matar a esposa e cumpria a pena em regime aberto.

Fernandes confessou os dois estupros, mas a polícia acredita que outras mulheres devam procurar a polícia nos próximos dias, relatando novos casos. De acordo com os policiais civis, ele era investigado desde a primeira denúncia, ocorrida no dia 7 de outubro. Vinte dias depois, quando ele cometeu o crime contra a adolescente, a polícia mostrou a ambas fotos do arquivo da delegacia. “As vítimas o reconheceram no ato”, afirma o delegado Rodrigo Cruz. Conforme o delegado Jairo Duarte de Camargo, “em todos os casos ele adotou o mesmo modus operandi, sendo que no intervalo entre os estupros ele observava a rotina das vítimas e posteriormente as ameaçava com facas, dizendo que sabia tudo sobre elas”. Os crimes eram cometidos em um espaço de cinco quilômetros entre o trabalho e a casa do mecânico.

Para prendê-lo mais rapidamente, a polícia aproveitou o fato de Fernandes estar em condicional e pediu a suspensão do regime pela prática de novos crimes, usando as provas como argumento. Depois da prisão, ele será indiciado pelos crimes de violência social e pode pegar até 12 anos apenas pelo estupro da adolescente. O crime é previsto no artigo 213 do código penal e é considerado crime hediondo contra a dignidade sexual.

Outro Caso

Em Cascavel, no Oeste do estado, outro homem acusado de estupro foi detido pela polícia. Uma equipe do Grupo de Diligências Especiais (GDE), da Polícia Civil da cidade, cumpriu o mandado de prisão contra Valdecir de Oliveira Trotz, de 18 anos, suspeito de ser o responsável por uma série de estupros cometidos com violência no município.

De acordo com a polícia, o jovem molestava as mulheres sexualmente e ainda as roubava. Na residência de Trotz, foram encontrados diversos pertences das vítimas. Ele está preso na carceragem da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, onde fica à disposição da Justiça.

Garoto de apenas 12 anos tenta jogar droga para Presidiário

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Um garoto de 12 anos foi flagrado no fim de semana quando tentava arremessar um tablete de maconha para dentro da delegacia de Aquidauana, município distante 138 quilômetros de Campo Grande. O menino disse à Polícia que a droga era para o tio, Ademar Pereira Mariano, que está preso acusado de estelionato.

O investigador desconfiou do adolescente, que estava perto da delegacia e olhava constantemente para o pátio da unidade. O garoto também recebeu várias ligações enquanto estava perto do local e acabou abordado.

Diante da presença do policial, o menino deixou cair a droga. Ele também confessou que na semana anterior havia jogado um tablete semelhante no pátio a pedido do tio.

Mariano foi autuado por tráfico de drogas. Ele é aquidauanense e em março passado foi preso em Terenos acusado de estelionato e uso de documento falso.

Na época, Mariano foi pivô de uma série de acusações, que envolveram políticos e uma delegada de polícia, que, na versão do preso, integravam esquema na Agehab (Agência Estadual de Administração) para driblar a entrega. Meses depois, ele retirou todas as denúncias.

Homem espanca crianças de 2 anos, E Outra de 8 meses e é preso pela Policia

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

No Paranoá, em Brasília, Cláudio da Silva, de 43 anos, foi preso depois de espancar duas crianças, uma de 2 anos e outra de 8 meses. Ele é amigo da mãe das crianças e estaria embriagado. Os vizinhos ouviram as agressões e chamaram a polícia. Cláudio foi preso em flagrante por dupla tentativa de homicídio. As crianças tiveram traumas na cabeça, foram levadas para o hospital e agora passam bem.

Pai espanca própria filha e ameaça matar há tiros

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Policiais da 4ª Companhia de Maricá do 12º BPM (Niterói) apreenderam na noite de domingo, uma espingarda Rossi, calibre 28, que estava sendo usada por um homem de 45 anos. Ele ameaçava matar a própria filha de 18 anos.

Advogado é morto a Pauladas

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

O menor M.S.R., 17, e Geisiel Eurípedes de Souza, 18, foram presos pela Polícia Civil acusados de espancar até a morte o advogado Gilmar Gnadt, no município de Canarana (823 km a Nordeste de Cuiabá), na região do Araguaia.



M. e Geisiel são de Nova Xavantina e deslocaram-se para Canarana à procura de emprego. Segundo informações da polícia, eles confirmaram a responsabilidade pelo crime.

Em depoimento, eles contaram que travaram uma luta corporal com o advogado e usaram um pedaço de pau para espancá-lo até a morte. Os dois estavam alcoolizados. Os golpes foram aplicados na região da cabeça. Logo depois, eles fugiram a pé.

As investigações começaram após dois bonés, uma camiseta e uma pulseira terem sido encontrados no veículo da vítima, um Cross Fox. Por meio de investigação, a Polícia chegou até os dois rapazes.

A Polícia Civil descobriu que a camiseta pertencia a M.S.R, que a usou numa festa na noite anterior. Na residência do menor estava Geisiel Eurípedes. A pulseira deixada no carro da vítima tinha as iniciais de Geisiel.

O delegado que investiga o caso, Marcelo Fernandes Jardim, afirmou que as evidências no local do crime contribuíram para que a Polícia chegasse aos criminosos, que, em depoimento, confessaram o crime.

O delegado decretou a prisão de Geisiel, que deverá ser transferido ainda hoje para o Presídio de Água Boa (730 km de Cuiabá). Além da internação do menor, que também deverá ser transferido de Canarana, em função da comoção social da população da cidade.

Conforme Marcelo Jardim, o menor possuia várias passagens pela Polícia, por furtos e tráfico de droga. Além disso, estava em recuperação do vício. Já Geisiel não possui antecedentes criminais.

O inquérito será concluído em 10 dias. Os rapazes serão indiciados por homicídio.

Pai da vítima fala sobre o assassinato

O pai do advogado, Bruno Gnadt, 60, falou que "está muito abalado e revoltado" com o acontecido. De acordo com ele, seu filho era um excelente profissional.

"Ele só fez coisa boa. Eu não sei por que fizeram isso com meu filho. Ele só fez coisas boas até agora. Meu filho nunca aceitou dinheiro para fazer coisa errada, nunca se deixou comprar", desabafou.

Ele disse que ouviu falar que seu filho pediu socorro antes de morrer. "Ele gritava muito antes de morrer. As pessoas tiraram ele do carro e espancaram ele. Vamos fazer justiça", disse, indignado. "Eu dei minha vida para formar meus filhos", completou.

Gilmar tinha 34 anos e era solteiro. Ele trabalhava em seu escritório, que fica em frente ao Fórum da cidade de Canarana.

OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Francisco Faiad, entrou em contato com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, pedindo a designação de um delegado especial para investigar o caso.

Homem é preso por Porte ilegal de Arma

EDUARDO MANCHA
Editor de conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma em Samambaia.

Ele seguia pela Quadra 113/115. Ao avistar uma viatura da polícia, o homem jogou um objeto no chão e saiu correndo. Os policiais se aproximaram, conseguiram deter o suspeito e encontraram uma arma no local em que ele tinha jogado algo fora.

A pistola 765 encontrada foi apreendida. O homem foi encaminhado à 32ª Delegacia de Polícia (DP).

Policia realiza a apreenção de dois homens Tráfico de drogas e Documentação Falsa

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um homem foi preso por traficar drogas em São Sebastião. Waldervandro Fernandes da Silva, 21 anos, foi preso em flagrante.

O jovem comercializava drogas no conjunto 10, Quadra 305 do Setor Residencial Oeste. A Polícia encontrou maconha com o acusado.

O rapaz foi encaminhado à 30ª Delegacia de Polícia e, em seguida, levado ao cárcere do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Um outro homem foi preso na cidade. Marcos Roberto Santana, 30 anos, apresentou uma carteira de habilitação falsa durante uma blitz na DF-140, km 2.

Marcos passou pelo mesmo processo que Waldervandro. Ele está no cárcere do DPE.

Policia prende bandidos que roubam Táxis

EDUARDO MANCHA
Editor de conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia


Dois suspeitos de assaltar táxis que saíam do aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) foram presos neste domingo no centro da capital. A polícia vinha investigando as ações da dupla havia dois meses.

Os dois homens foram detidos em uma moto por policiais disfarçados de taxista e passageiro. Na hora da abordagem, segundo a Polícia Civil, os criminosos fizeram vários disparos, mas acabaram atingidos e encaminhados ao Hospital São Paulo.

Para efetuar os roubos, os assaltantes seguiam passageiros que saíam do aeroporto de Guarulhos. os automóveis eram seguidos pela avenida 23 de Maio e atacados no trajeto.

Policia prende suspeito de matar Vizinho

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Na noite do último domingo (8), a polícia prendeu um homem suspeito de assassinar a tiros o vizinho dele, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O crime ocorreu por volta das 18h, na rua Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a polícia, Jose Valdomiro dos Santos Filho, 36 anos, que foi preso em flagrante, teria alegado que matou José Coelho da Silva, 52 anos, o som que vinha da casa dele estava muito alto e a vítima teria se recusado a abaixar. Ele também afirmou que vinha sendo ameaçado por José Coelho.

Homem acusado de vários homicidios é preso pela Policia

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

A polícia prendeu um homem acusado de vários homicídios no bairro do Coque, área central do Recife. Cláudio Gomes da Silva, 20 anos, conhecido como claudinho, foi encontrado no bairro do Prado, Zona Oeste da capital pernambucana.

O suspeito estava dentro da casa de show Espaço Aberto na noite de domingo (8). De acordo com o delegado Ian Campos, pelo menos 10 inquéritos do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) apontam Cláudio como autor.

O acusado será encaminhado para o Centro Triagem (Cotel) em Abreu e Lima.

Após série de estupros acusado é preso

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Policiais civis do GDE (Grupo de Diligências Especiais) da Polícia Civil de Cascavel, em parceria com policiais da Delegacia da Mulher, prenderam Valdecir de Oliveira Trotz, de 18 anos, acusado de praticar vários estupros. A polícia cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da 2ª Vara Criminal.

Segundo a polícia, ele é acusado de ser o autor de uma série de estupros cometidos com violência na cidade. Conforme a polícia, ele utilizava sempre o mesmo modus operandi, que era imobilizar as vítimas, molestá-las sexualmente e depois ainda roubava seus pertences.

A polícia também efetuou busca e apreensão de bens na residência do acusado. Os objetos apreendidos serão usados como prova de crimes, tendo em vista que foram encontrados em seu poder pertences que haviam sido roubadas das vítimas, roupas e objetos usados na prática do crime.

Trotz foi recolhido à carceragem da 15ª SDP e permanece à disposição da Justiça. Conforme a polícia, ele já havia sido detido em outra ocasião sob a mesma acusação, porém foi colocado em liberdade.

Oficial da Policia morre em tiroteio

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Um oficial do 31º Batalhão da Polícia Militar, identificado como tenente Pontual, morreu, por volta das 3h15 desta terça-feira, 10, durante uma troca de tiros entre a viatura ocupada pela equipe dele e três suspeitos, armados de fuzis, que estavam em um CrossFox, na cidade de Santa Isabel, extremo leste da região metropolitana de São Paulo.

Segundo a Polícia Militar, um veículo foi abandonado pela quadrilha - que estaria em dois carros - na altura do quilômetro 194 da Rodovia Presidente Dutra. Os três suspeitos que atiraram contra a PM conseguiram fugir. Não se sabe ainda se o carro abandonado na rodovia é o mesmo ocupado pelos atiradores ou se é o segundo carro da quadrilha.

O tenente, atingido por pelo menos três tiros, morreu quando era atendido na Santa Casa de Santa Isabel.

Com Informações da Agência do Estado.