quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ladrões aterrorizam Ilha

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Uma quadrilha de assaltantes foi presa depois de aterrorizar a região de Cacha Prego, na Ilha de Itaparica (Grande Salvador), durante o fim de semana e feriado. O turista francês Emile Toulou, 64 anos, quase teve a orelha esquerda decepada durante um assalto à Pousada Privillege na noite de terça-feira.

Seis criminosos, que também levaram terror a casas da região, foram presos em flagrante após a meia-noite, quando desembarcavam do ferryboat em São Joaquim, por oito militares das Rondas Especiais (Rondesp), que fizeram barreiras na saída das embarcações, após terem sido avisados por policiais civis da ilha que ouviram testemunhas e vítimas dos crimes. Os bandidos estavam no VW gol cinza, placa HGO-7821. Levados de volta para a 24ª CP, em Mar Grande, foram reconhecidos pelas vítimas.

Os assaltantes são Cleber Ribeiro dos Santos, 25 anos; Miller Alves de Lira, 23; Jean Santos Soares, 28; e Leandro Sampaio, 21, todos de Salvador, apontados por agir nos bairros de Cajazeiras e Águas Claras. Dois são de Baiacu, distrito de Vera Cruz: Fernando Moreira Conceição, 19, e Reginaldo de Souza Coelho, 28.

Alguns já possuíam registro na polícia por furto e roubo. Jean Santos estava solto graças ao regime de condicional, mas havia sido preso por formação de quadrilha e roubo. O bandido apontado pela polícia como autor das facadas ao turista francês é Reginaldo de Souza Coelho, que já tem passagem por tráfico de drogas e é considerado o mais perigoso do bando.

Francês - Depois de ter sido atendido na ilha, o francês Emile Toulou foi transferido, no final da tarde de ontem, para o Hospital Geral do Estado, na capital. Ele passou por várias cirurgias e reconstituiu a orelha. Segundo informações da direção do hospital na ilha, o francês permaneceu consciente e não corre risco de morte, apesar da gravidade dos ferimentos.

Ele foi esfaqueado no tórax e na barriga e uma das facadas perfurou o pulmão da vítima, que também teve múltiplos cortes no rosto. Toulou e o alemão Daniel Hertzog, 60, que nada sofreu, estavam hospedados na Pousada Privillege e são amigos do dono, o também francês Marc Philippe Catel, espancado.

Eles foram surpreendidos na praia e obrigados a entrar na pousada. Três funcionários foram trancados no banheiro, enquanto os bandidos saqueavam o estabelecimento. Todos foram roubados.