quarta-feira, 12 de maio de 2010

Urgente: Pastor, esposa, e filha morrem em acidente

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Três pessoas de uma mesma família morreram e mais duas ficaram feridas, na noite de terça-feira (11), em acidente que envolveu um Prisma com placa de Maringá (PR) e um ônibus de compristas de Cuiabá (MT). De acordo com a Polícia Rodoviária, a colisão transversal aconteceu no km 209 da PR-323, próximo a Jussara, na região Noroeste do Paraná.



Conforme patrulheiros, as três vítimas fatais estavam no Chevrolet Prisma, de Maringá, que teria perdido o controle, rodado na pista e atingido a lateral do ônibus de turismo, de Cuiabá. Os outros dois feridos estavam no ônibus - o motorista do coletivo, Gilmar Luís, 32, e um passageiro de 43 anos. Eles sofreram lesões leves e foram levados para um hospital da região.

Morreram no acidente o evangélico Ailton Lemes Batista, 46 anos; sua esposa Mirian Valentin Bastos Lemes Batista, 45; e a filha do casal Izamires Batista. Segundo amigos da família, Aílton era pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, em Maringá.

Bebê é encontrado dentro de Carro

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um garoto de 1 ano e 1 mês de idade foi encontrado dentro de um carro abandonado em um condomínio fechado de Salvador, na noite da última segunda-feira (10). Foram achados ainda no interior do veículo Ford EcoSport uma certidão de nascimento da criança, que nasceu em Mauá (município da Grande São Paulo), e a carteira de identidade da mãe. Os pais do garoto, no entanto, ainda não haviam sido localizados até a noite dessa terça (11).

A polícia chegou até o local após receber a ligação de uma moradora do condomínio, que estranhou a presença do carro, abandonado com as portas abertas. O garoto foi levado para o Juizado da Infância e da Juventude de Salvador.

Segundo a delegada Francineide Moura, responsável pela investigação do caso, o veículo havia sido recuperado pela polícia no ano passado, após ter sido furtado em Mauá. Não há registro de um segundo furto ou roubo do carro, que será submetido em breve a uma perícia.

A polícia paulista informou que os dois endereços fornecidos pela mãe da criança à polícia, durante o registro do primeiro furto, estão errados. Nenhum morador da região informada conhece a mulher.

A criança foi encaminhada para um hospital, onde fez exames, e passa bem.

Casal é encontrado morto

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Um casal foi encontrado morto em Pelotas, no sul do Estado. Os corpos de Evaldina Alves Specht, 37 anos, e Aureo Anselmo Specht, 44 anos, apresentavam marcas de tiros. A Policia Civil desconfia de crime passional.

A hipótese foi levantada porque os peritos encontraram uma arma embaixo do corpo do marido que teria matado a esposa e cometido suicídio.

O crime aconteceu na avenida 25 de julho, na noite de terça-feira. O casal deixa dois filhos — uma menina de 12 e um menino de seis.

Preso acusados de roubar 20 residências

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia



Três pessoas foram presas na tarde de ontem no Jardim Hollywood, região do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, logo depois de furtar objetos de uma casa na Rua Abel Minhotti Barbosa. A polícia desconfia que o trio participou de mais de 20 furtos na cidade, por conta da declaração do menor, 17 anos, que foi detido com outros dois maiores. "Foram uns 20 (crimes) desses neste mês", disse o jovem.

Por volta das 14h30 de ontem, os criminosos usaram um alicate de pressão para arrombar um dos portões da residência no Jardim Hollywood e tiveram acesso à garagem. Em seguida, uma das janelas foi arrombada, e os ladrões chegaram à sala da casa, que foi completamente revirada.

Um dos vizinhos suspeitou da atitude de uma mulher fora do imóvel, que falava ao celular ao lado de uma picape Montana vermelha estacionada. A pessoa ligou para a Polícia Militar. "Quando a gente chegou, a mulher que estava em frente à casa tentou despistar. Fizemos a volta e, quando retornamos, flagramos dois homens saindo com a picape", contou a aspirante a oficial Laís, da Polícia Militar.

Dentro do veículo, foram encontrados um televisor LCD 40 polegadas, joias e bijuterias dos donos da casa.

Paulo Henrique Marciano dos Santos, 30 anos, e o menor de 17 foram detidos. A mulher que monitorava o furto e seria a chefe da quadrilha, Lucineide Calado da Silva, 28, foi detida em uma rua próxima por guardas-civis municipais.

Os três foram reconhecidos por outras vítimas e seguiram para o 2º Distrito Policial. Santos tinha passagem por furto e Lucineide já respondeu por roubo e tráfico de drogas.

CÂMERAS

A ação do grupo foi flagrada pelas câmeras do circuito de segurança de uma casa furtada no sábado na Rua Rio de Janeiro, no bairro Jordanópolis, também em São Bernardo. "As placas da picape são as mesmas e foram usados mais dois carros - um Siena prata e um Fox vermelho", disse o proprietário da residência à polícia.

De acordo com moradores do Jardim Hollywood, a região vem sofrendo com a onda de furtos nos últimos anos. "Pode ser que sejam eles. Todo mundo está assustado porque todo dia tem", disse uma dona de casa de 64 anos.

"Só neste mês tivemos 18 casos de furtos a residências nesta região. Pode ser que seja a mesma quadrilha que vinha agindo", suspeita a aspirante a oficial Laís.

Bandido morre em tiroteio com a Policia

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

Uma denúncia anônima para o delegado Éder Mauro, diretor do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), fez com que a polícia chegasse até um assaltante de banco que estava sendo procurado há bastante tempo pelo GPM. Do outro lado do telefo ne, o informante contou para o delegado que José Maria Ferreira dos Santos Neto, conhecido como Neto, de 32 anos, estava no município de Santa Izabel se preparando para efetuar um assalto em algum lugar que não chegou a ser confirmado com precisão. Rapidamente, os policiais civis e militares do GPM e Rotam, da Polícia Militar, foram até o município para acompanhar os passos do assaltante.

A informação foi confirmada quando os policiais avistaram o acusado trafegando pelas ruas da cidade de Santa Izabel, que fica a aproximadamente 40 quilômetros da capital paraense. O acusado estava em um carro modelo Fox e a polícia passou a monitorá-lo.

O chefe de operações da Delegacia de Santa Izabel, Edilson Barbosa, disse que os policiais seguiram o criminoso. “Eles disseram que ele chegou a fazer compras em um supermercado em Belém e, em seguida, pegou a BR. Tudo indicava que ele ia bus car os comparsas aqui em Santa Izabel e também no município de Santo Antônio do Tauá”, declarou o chefe de operações.

Ao perceber que estava sendo seguido por policiais, Neto tentou fugir pelas ruas da cidade e foi perseguido pelos policiais. Em certo momento, Neto tentou entrar na contramão da BR-316, mas seu veículo acabou caindo em um buraco e teve uma perfuração no tanque de combustível, o que fez o carro parar.

Sabendo que estava sem saída para fugir dos militares e civis, Neto sacou de um revólver calibre 38 e passou a efetuar disparos contra as viaturas policiais. O tiroteio no meio da rodovia federal fez com que as pessoas que estavam próximas do local corressem para se esconder atrás de árvores, carros e dentro de estabelecimentos comerciais.

Nenhum policial foi atingido, mas Neto foi alvejado dentro do carro, que estava bem abaixo da passarela de pedestres. Ele morreu momentos antes de chegar ao Hospital Metropolitano.

Segundo o delegado Éder Mauro e o tenente-coronel Neil Duarte, comandante da Rotam, Neto estava sendo monitorado pela polícia por conta de vários homicídios e participações em assaltos a bancos.

Um dos assaltos em que o acusado participou foi o da agência bancária do Banco do Brasil da cidade de Baião, no nordeste do Pará. “Ele (Neto) só participava em assaltos grandes, ou seja, bancos, empresas, mas a gente acabou com mais um plano desse bandido aqui no Estado”, diz o delegado Éder Mauro.

Neto ainda foi levado pelos policiais para o Hospital Metropolitano, onde chegou com parada cardiorrespiratória e morreu. O tiro acertou o tórax do bandido.

Acusado de furtar veículos é preso pela Policia

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

Depois de cinco dias de ter roubado um Celta, ano 2008, cor prata, um suspeito que admitiu ter cometido o crime foi preso ontem em São Bernardo. Na noite da quinta-feira, dois criminosos - um deles armado - renderam uma estudante de 18 anos quando ela chegava no veículo, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, Jardim do Mar, região central da cidade.

A vítima foi mantida refém no carro e obrigada a seguir com os ladrões a caixas eletrônicos, de onde conseguiram sacar R$ 100.

A estudante foi abandonada e a dupla levou o carro, que acabou sendo encontrado na manhã de ontem pela Polícia Militar. "Os policiais passaram pela rua (Dona Iara Die Pereira, Núcleo Santa Cruz, em São Bernardo) e suspeitaram do veículo. Quando consultaram o emplacamento, descobriram que o carro havia sido roubado", contou o delegado do 4º Distrito Policial, Nelson Nassif.

O carro estava sendo negociado por um dos suspeitos de participar do crime e já estava praticamente vendido para Gabriel Soares Martins, 22 anos, que tinha pego o veículo e o usava normalmente desde o dia seguinte do roubo.

Martins, que foi preso acusado de receptação de mercadoria roubada, levou a polícia até Edson Manuel de Sousa, 18, e o apontou como a pessoa que ofereceu o Celta.

"Quando o Edson foi preso, confessou de imediato a participação no roubo do veículo. Depois, aqui na delegacia, foi reconhecido pela vítima", conta o delegado.

Na casa onde Sousa foi detido, a Polícia Militar ainda encontrou uma garrucha calibre 32. "Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e ainda vai responder pelo roubo", explica Nassif. O comparsa do assalto não foi encontrado.

Boca de fumo é fechada pela Policia

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Ainda era madrugada, quando os policiais, tanto da Polícia Militar como da Civil, começaram a chegar ao prédio da Delegacia do Marco, sede do Grupo de Polícia Metropolitana, liderado pelo delegado Éder Mauro Barra.

Os PMs da Rotam, comandados pelo tenente-coronel Neil Duarte, e os civis, somaram cerca de 200 homens. Às 6h, eles se deslocaram para o bairro da Cabanagem para ocupá-lo totalmente. Estava montada assim a operação “Força pela Paz”, que na semana passada já havia sido instalada no bairro do Barreiro e que teve grande repercussão perante a população.

A força policial ocupou o bairro da Cabanagem e prendeu 55 pessoas. Alguns homens foram pela rodovia Transcoqueiro entrando pela área do Uma. E outros entraram pelo conjunto Panorama XXI. Mas, o “grosso” da tropa teve acesso pela avenida Independência e suas transversais. Os policiais cercaram totalmente o bairro.

Segundo o delegado Éder Mauro, todo o trabalho que seria realizado, já estava planejado com o apoio do Núcleo de Inteligência. Várias “bocas de fumo”, foragidos e bandidos que costumavam agir ao nascer do dia, atacando nas paradas de ônibus coletivos, trabalhadores e estudantes, estavam na mira dos policiais.

O primeiro trabalho realizado ocorreu na rua Benjamim, na casa de um homem identificado como Sérgio, um dos mais conhecidos traficantes do bairro.

Os policiais encontraram toda a família do traficante ainda dormindo. A casa foi invadida e, após uma rápida revista, foram encontradas uma quantidade de maconha e “petecas” de pasta de cocaína. Três homens foram presos, inclusive Sérgio.

Logo em seguida, sete suspeitos da prática de assaltos em paradas de coletivos, foram capturados, ainda na rua Benjamim e mais dois, na avenida Independência. Todos foram recolhidos no camburão da polícia.

Ao lado da casa do traficante Sérgio, a polícia também prendeu uma dona-de-casa, com uma “muca” de pasta de cocaína.

Na passagem Veterano, foi localizada uma casa que servia de ponto de aluguel de armas de fogo, geralmente usadas para assaltos. Um homem foi detido no local, mas a polícia não encontrou nenhuma arma de fogo. Um informante contou aos policiais que as armas ficam escondidas em outro local. Quando ocorre o aluguel, é que os bandidos vão buscá-las e levam-nas para a citada casa, entregando-as aos interessados.

Segundo o tenente-coronel Neil Duarte, o Núcleo de Inteligência definiu perfeitamente a casa, mas infelizmente não foi o momento em que as armas estavam no local.