quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Segurança em Risco

AFANASIO LAZADJI



Infelizmente os assuntos de segurança em nosso País continuam sendo tratados por amadores, meros palpiteiros, talvez até por alguns mal intencionados. Arquivadas as idéias de unificação das polícias e da criação de uma guarda nacional, fala-se agora na possibilidade de um estado da federação “emprestar” a outro sua força policial, para debelar eventual greve ou substituir seus profissionais de segurança.

Pior idéia não poderia ter surgido. Qual estado teria disponibilidade de efetivo para isso? Não estaria aí a semente de possível guerra entre unidades da federação? E se os acionados (emprestados) também engrossassem a greve dos colegas?

Como já dizia um antigo político em casos idênticos, ao invés do envio de tropas – federais ou estaduais – não seria bem melhor acionar, rápido, o trem pagador?

Só dignificando policiais civis e militares com um salário condizente com sua importância na sociedade haveria certeza de paz na instituição. De resto, nossas polícias continuarão sendo as melhores fornecedoras de mão-de-obra para empresas particulares de segurança.

Falso psicólogo é preso em Florianópolis

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Civil, através da Divisão de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) em conjunto com a Diretoria de Informações e Inteligência de Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (DINI) efetuou a prisão em flagrante de Admilson Salvador, em Florianópolis, SC.

Salvador foi preso pela prática dos crimes de estelionato e falsidade ideológica, no momento em que ministrava treinamento de capacitação na área de vendas para funcionários de uma grande rede de Joalherias e Óticas.

O Caso



O acusado apresentou em processo de seleção, um currículo no qual colecionava formação acadêmica em Psicologia com diversas especializações em áreas afins e excepcional atuação profissional em grandes empresas. Após ser contratado e passar a ministrar os treinamentos, começou a despertar suspeitas pela falta de aptidão técnica, e iniciada as investigações, descobriu-se que todas as informações prestadas pelo acusado eram falsas.

Salvador deu um prejuízo à Empresa de aproximadamente R$ 18.000,00 pelos "falsos serviços prestados".

Procurado pela justiça é preso pela Policia

ISABELLA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Policiais do 11º Distrito Policial (DP), da Cidade Industrial de Curitiba, prenderam João Antônio Nascimento, 25 anos. Contra Nascimento havia um mandado de busca e apreensão pelo crime de roubo. De acordo com a polícia, em janeiro do ano passado, Nascimento foi preso em flagrante e liberado para aguardar seu julgamento. No dia primeiro do corrente mês, ele foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, e quinze dias de multa. Segundo os policiais, o criminoso foi preso na rua Antônio Lacerda Braga, no CIC, e encaminhado até o 11º DP.

Homem rouba menor e é preso

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Campos dos Goytacazes RJ

Policiai prenderam, Gersonil Corrêa Azeredo. Ele foi preso em flagrante após ter roubado um aparelho celular e um cordão de um adolescente.

De acordo com os agentes, eles realizavam patrulhamento, após mapearem os horários e as áreas com maior incidência de roubos, quando foram alertados de que o bandido havia assaltado o menor, usando uma arma, e iniciaram a perseguição.

Ainda segundo os policiais, Gersonil tem 15 anotações criminais.

Comerciante é preso por exploração sexual

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

Um comerciante foi preso em flagrante pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por crime de exploração sexual. O acusado, Carlos Aurélio Correa, 45 anos, é investigado em dois inquéritos policiais que apura denúncias de crime sexual contra adolescente. Ele foi preso no quarto de um motel, na região do CPA, em Cuiabá, com duas adolescentes de 14 e 16 anos.

Uma das vítimas estava sendo ouvida, nesta manhã, na Deddica, quando o celular dela tocou. Do outro lado da linha, estava o preso, identificado como “seo” Correa, que convidou a adolescente para um encontro no motel. A garota foi orientada pela delegada Mara Rubia Carvalho a aceitar o convite e assim concretizado o flagrante.

Conforme as vítimas, o investigado anunciava a contratação de funcionárias, geralmente garotas jovens, e depois começa assediar, chamado para programas sexuais, onde oferece dinheiro para as meninas. "Elas estavam se sentindo acuadas", disse a delegada.

Há pelo menos quatro vítimas do empresário, duas denunciaram. O inquérito policial foi instaurado no começo de setembro deste ano.

Operação Policial prende 61 pessoas em São Paulo

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Civil de Campinas realizou a “Operação Primavera” e prendeu 61 pessoas na região. A ação teve por objetivo repreender a pirataria e os jogos ilegais. O trabalho envolveu as cidades de Indaiatuba, Paulínia, Valinhos e Vinhedo.

Segundo os policiais, foram apreendidos 20.750 objetos entre CDs e DVDs piratas, 19 máquinas caça-níquel, 19 veículos e duas armas. Porções não quantificadas de maconha, cocaína e crack também estão entre as apreensões.



Com um efetivo de 170 policiais civis em 58 viaturas, a Polícia Civil de Campinas recapturou 35 procurados pela Justiça e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão.