sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vereadora é presa por junto com traficantes

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Uma vereadora está entre os presos na operação “Tribuna do Pó”, desencadeada pela Polícia Judiciária Civil na região Norte do Estado, de repressão ao tráfico de drogas. A base da operação é o município de Colíder (650 km ao Norte), onde são cumprido 15 mandados de prisão temporária, de um total de 20 ordens decretadas. Outros cinco são para os municípios de Sorriso (3), Itaúba (1) e Cáceres (1).

Seis pessoas já foram presas, 4 delas em Colíder, incluindo a vereadora Regiane Rodrigues de Freitas, de primeiro mandato, que na região é considerada a líder da quadrilha. Ela vai responder por associação ao tráfico de drogas e financiamento para o tráfico. Ainda em Colíder, Leandro Aparecido da Silva, 24, foi autuado em flagrante com porções de drogas, Aline Marques da Silva e Rafaele Rodrigues dos Santos, por mandado de prisão temporária (30 dias).

Em Sorriso estão presos Celiomar Ferreira e Américo Triplodi de Filho, o “Marquinhos”. Durante as investigações foram presos em flagrante Valdinei Cristiano Uliano, Elton de Jesus e Márcio Monteiro Jaime, que embora já presos, tiveram mandados cumpridos na operação “Tribuna do Pó”.

As investigações começaram em março deste ano pela Delegacia da Polícia Civil de Colíder junto com a Gerência de Inteligência Policial (GIP), de Cuiabá, que monitoravam a ação de Rafaele Rodrigues dos Santos, que teria assumido o lugar do esposo Ademilson Nascimento Carlos, após a prisão dele. O pai do traficante também atuava no mercado ilícito e se encontra preso junto com o filho no presídio Ferrugem, em Sinop. “Desse envolvimento chegamos a esse pessoal. A gente precisa juntar provas e então optamos fazer o flagrante para materializar a conduta”, disse o delegado, Sérgio Ribeiro Araújo, que preside as investigações, em relação às prisões de Valdinei, Elton e Márcio.

De acordo com o delegado, a parlamentar, que também é usuária, emprestava carros, comprava passagens de ônibus para traficantes irem buscar a droga e ainda guardava o entorpecente em sua casa, depois repassado para outro traficante que por sua vez entregava para “varejistas”, responsáveis pela venda aos usuários e o abastecimento de pontos de distribuição. “Ela usava o cargo de vereadora para auxiliar a quadrilha, como conseguir carros para buscar a droga na fronteira”, disse.

O esquema era simples, porém bem estruturado. A droga era adquirida de um boliviano, em Cáceres, e trazida em carros de passeio e dentro de ônibus até Sorriso que distribuía para Colíder e Itaúba, também em veículos. O boliviano está com prisão decretada, mas ainda não foi preso. Há informações que ele estaria na Bolívia.

Policiais da Gerência de Inteligência Policial (Gip) estão em campo para prender um dos traficantes apontado como chefe do esquema.

0 comentários: