sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Falso Dentista é preso no Pará

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia
Editor de Conteúdo do Universo Policia


O Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) de Santarém, tendo à frente o delegado Sílvio Begot, prendeu na naquele município, o falso cirurgião-dentista Adilson Flausino Gonçalves, de 46 anos. A ação foi realizada em conjunto com a 16ª Seccional Urbana de Santarém, sob o comando do delegado Germano do Vale.

De acordo com o delegado Silvio Begot, a polícia agiu a partir de uma denúncia anônima e conseguiu prender Adilson em flagrante na Clínica Odontológica, onde exercia ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista, atuando como clínico.

Para o exercício ilegal da profissão, o acusado usava o CRO-SC 2425, que pertence ao cirurgião-dentista de Santa Catarina, Adilson Luiz Bertoldi, disse à polícia que mora em Santarém há nove meses e que escolheu o número do CRO pela internet.

Além de Adilson, foram conduzidos à delegacia, o paciente que ele estava atendendo e os proprietários da clínica. A polícia quer saber se os donos da clínica tinham conhecimento do crime, previsto no artigo 282 do Código Penal Brasileiro, que proíbe o exercício da profissão de médico, dentista ou farmacêutico sem autorização legal. A pena vai de seis meses a dois anos de detenção, podendo ainda ser aplicada multa.

LIBERDADE

O delegado Begot informou, ainda, que foi instaurado termo circunstancial de ocorrência (TCO) e o acusado deverá responder pelo crime em liberdade.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PA), Mário Moreira, e o presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-PA, Roberto Pires, tomaram conhecimento do caso pelo próprio delegado Sílvio Begot, que entrou em contato para saber se o profissional tinha registro no órgão. Diante da resposta negativa, a ação foi colocada imediatamente em prática.

Uma rápida pesquisa na internet mostra que no Netlog, Adilson Flausino Gonçalves se apresenta como dentista formado pela Universidade de Guarulhos (UnG).

0 comentários: