quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Filho de Policial Militar preso acusado de Maus Tratos á Idosos afirma ser perseguição

EDUARDO MANCHA
Editor de conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia


Está preso no Centro de Operações Especiais (COE) o policial civil acusado de cometer os crimes de cárcere privado e tortura contra 77 idosos. Paulo César Souza Fonseca, conhecido como Tio Paulinho, mantinha os idosos presos em uma creche, em Simões Filho. Ele cumpre mandado de prisão temporária e deve ficar preso pelos próximos cindo dias, pondendo ser prorrogado.

Segundo o filho do policial civil, Paulo César Filho, 25, o pai estaria sendo perseguido por conta de sua opção religiosa. Ele justificou as más condições do lugar alegando que o pai não se negava a receber nenhum idoso, o que justificaria a falta de estrutura adequada.

O dono da Creche Escola Abrigo Comunitário Tio Paulinho foi preso em casa na operação Bom Pastor, por policiais do COE, da Polícia Civil e do Gupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público do Estado.

A operação começou há cerca de um ano e meio após denúncias anônimas feitas ao MP sobre maus tratos contra os idosos. Foram cumpridos dois mandados: um para remoção dos internos - realizada por equipes da Samu - e interdição do lugar, e outro para busca e apreensão de documentos e arquivos.

Policiais encontraram seringas e agulhas usadas guardadas com materiais de limpeza, além de medicamentos com prazo de validade vencido guardados em latas de alimentos. Segundo a promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, muitos dos idosos estavam nus e mal tratados, alojados em quartos trancados por grades e cadeados.

Destino dos idosos

Os 77 idosos foram transferidos para a Casa de Repouso Bom Jesus, em Tubarão. Eles ficarão sob cuidados da Casa até que seja feita uma triagem, quando serão encaminhados até outra instituição ou para os cuidados da família.

Tio Paulinho preso não é o animador infantil

O animador infantil Tio Paulinho, responsável pelo Bloco Happy, em Salvador, divulgou nota esclarecendo que não tem envolvimento com o caso. O policial preso é dono da Creche Escola Abrigo Comunitário Tio Paulinho, em Simões Filho, diferente do animador. Confira a nota na íntegra:

“Viemos através deste esclarecer, que o artista Tio Paulinho, conceituado recreador da região metropolitana de Salvador, responsável pelo Bloco Happy, reconhecido por um trabalho responsável, idôneo e de grande credibilidade, não foi preso e não tem nenhum envolvimento com o caso que está sendo noticiado pela imprensa.

Trata-se de outra pessoa, um policial civil, que possui um abrigo em Simões Filho e é conhecido como Tio Paulinho. Contamos a colaboração e audiência de vocês para desfazer o equívoco, pois o público está relacionando ao artista Tio Paulinho, que é muito mais conhecido em Salvador.”

0 comentários: