sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quadrilha de arrombadores de carro é presa

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A"Operação Mão na Roda", deflagrada ontem pelas polícias Civil e Militar foi responsável pela desarticulação de uma suposta quadrilha de arrombadores de veículos que atuava em Natal. A investigação começou em janeiro deste ano devido ao elevado número de Boletins de Ocorrência relacionados a roubos de carros, cerca de 60 em 12 dias, e contou com uma equipe de 200 policiais.

Foram presos 24 jovens acusados entre 20 e 30 anos, todos de classe média. A delegada Alzira Veiga, titular da Delegacia especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), comandou a investigação que teve o apoio do Serviço de Inteligência. Desde às 2h da madrugada de ontem os policiais tiveram a missão de cumprir os 21 mandados de prisão, pois três integrantes já haviam sido presos em flagrante. "Todos os méritos dessa operação são para a delegada Alzira, a Operação Mão na Roda acabou hoje (ontem), mas esse trabalhocontinua. Os membros da quadrilha estão com prisão preventiva decretada pelo juiz", afirmou o desembargador Cristóvan Praxedes, secretário de Segurança Pública e da Defesa Pessoal do estado.

Segundo a polícia, grande parte das vítimas que prestaram queixa eram turistas. A quadrilha atuava em estacionamentos de hotéis, shoppings, restaurantes, hospitais e universidades localizados principalmente na Zona Sul da cidade. "Eles não faziam menos de 10 arrombamentos por dia, viviam disso, esse era o 'trabalho' deles", contou a delegada Alzira Veiga. O juiz Alceu José Cicco, da 2ª Vara Criminal da Zona Sul, expediu os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão atendendo a solicitação da Polícia Civil que estava munida de provas.

Os 200 policiais civis e militares se reuniram para realizar as prisões em vários pontos da Grande Natal. Em uma das abordagens, em Dix-Sept Rosado, houve até tiroteio entre bandidos e polícia, mas ninguém saiu ferido e o acusado acabou detido. Esquema Os integrantes usavam diversos carros para os furtos, na sua maioria financiados com a finalidade de realizar a prática criminosa. A ação acontecia da seguinte maneira: um arrombador estacionava o carro ao lado do 'veículo alvo' e violava a porta lateral a sua, tornando o ato mais discreto possível. Assim, furtava os objetos de valor que estivessem dentro do veículo. Geralmente havia uma mulher dando cobertura ao arrombador. Ela ficava de um lado para o outro observando o local.

Quem São?

O Universo Policia teve acesso aos nomes dos integrantes da Quadrilha: Márcio Daniel Pereira, o "Rolinha"; Francisco Aureliano de Oliveira, Anderson Gadelha de Paiva, o "Caboré"; João Antônio Neto; Antônio Nogueira de Góis, o "Toinho"; William Fernandes Cirilo; Rodrigo Macedo da Fonseca, "o Pôney"; Francisco de Assis Cardoso da Silva Júnior, o "Barba Chato"; Plínio Tavares de Miranda, o "Índio"; Fábio Augusto Teixeira Furtado da Silva; Geraldo José Ferreira da Silva, o "Ivan"; Clebson Lopes da Costa; Flávio Barbosa Targino; José Josino Neto; Cláudio Tercino Medeiros da Costa; Emanoel Aldo Cordeiro, o "Cego"; Luiz Eduardo Bezerra Costa Lima; Marcos Antônio Cortez; Adailton Santos Silva e Thiago Berto.

Prisão em Flagrante

Fernando Macedo Fonseca Rocha, Adenilson Santos e Emanuel Silva Rodrigues.

0 comentários: