quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bandido morre em tiroteio com a Policia

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

Uma denúncia anônima para o delegado Éder Mauro, diretor do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), fez com que a polícia chegasse até um assaltante de banco que estava sendo procurado há bastante tempo pelo GPM. Do outro lado do telefo ne, o informante contou para o delegado que José Maria Ferreira dos Santos Neto, conhecido como Neto, de 32 anos, estava no município de Santa Izabel se preparando para efetuar um assalto em algum lugar que não chegou a ser confirmado com precisão. Rapidamente, os policiais civis e militares do GPM e Rotam, da Polícia Militar, foram até o município para acompanhar os passos do assaltante.

A informação foi confirmada quando os policiais avistaram o acusado trafegando pelas ruas da cidade de Santa Izabel, que fica a aproximadamente 40 quilômetros da capital paraense. O acusado estava em um carro modelo Fox e a polícia passou a monitorá-lo.

O chefe de operações da Delegacia de Santa Izabel, Edilson Barbosa, disse que os policiais seguiram o criminoso. “Eles disseram que ele chegou a fazer compras em um supermercado em Belém e, em seguida, pegou a BR. Tudo indicava que ele ia bus car os comparsas aqui em Santa Izabel e também no município de Santo Antônio do Tauá”, declarou o chefe de operações.

Ao perceber que estava sendo seguido por policiais, Neto tentou fugir pelas ruas da cidade e foi perseguido pelos policiais. Em certo momento, Neto tentou entrar na contramão da BR-316, mas seu veículo acabou caindo em um buraco e teve uma perfuração no tanque de combustível, o que fez o carro parar.

Sabendo que estava sem saída para fugir dos militares e civis, Neto sacou de um revólver calibre 38 e passou a efetuar disparos contra as viaturas policiais. O tiroteio no meio da rodovia federal fez com que as pessoas que estavam próximas do local corressem para se esconder atrás de árvores, carros e dentro de estabelecimentos comerciais.

Nenhum policial foi atingido, mas Neto foi alvejado dentro do carro, que estava bem abaixo da passarela de pedestres. Ele morreu momentos antes de chegar ao Hospital Metropolitano.

Segundo o delegado Éder Mauro e o tenente-coronel Neil Duarte, comandante da Rotam, Neto estava sendo monitorado pela polícia por conta de vários homicídios e participações em assaltos a bancos.

Um dos assaltos em que o acusado participou foi o da agência bancária do Banco do Brasil da cidade de Baião, no nordeste do Pará. “Ele (Neto) só participava em assaltos grandes, ou seja, bancos, empresas, mas a gente acabou com mais um plano desse bandido aqui no Estado”, diz o delegado Éder Mauro.

Neto ainda foi levado pelos policiais para o Hospital Metropolitano, onde chegou com parada cardiorrespiratória e morreu. O tiro acertou o tórax do bandido.

0 comentários: