terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Em Vitória, Assasinatos de Dezembro já supera Novembro

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Lula Território da Paz São Pedro VitóriaO número de homicídios registrado nos sete primeiros dias do mês de dezembro na capital já ultrapassa toda estatística do mês de novembro. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vitória, Orly Fraga Filho, somente nesta primeira semana do mês nove pessoas foram assassinadas enquanto em todo mês de novembro a polícia registrou quatro mortes. Dos nove homicídios, quatro foram registrados na grande São Pedro devido a guerra do tráfico.

"Há uma diferença na guerra pelo comando do tráfico em São Pedro, em comparação a outros bairros da capital. São pequenos traficantes que disputam entre si os pontos de drogas. É um tráfico formiguinha. Algumas vezes esses grupos entram em confronto pelo controle de uma rua ou de um beco. São pequenos pontos que provocam uma violência muito grande na região. Os tiroteios não têm hora. Todas essas pessoas mortas já têm passagem por tráfico sendo que uma também por homicídio", contou o delegado.

O delegado destacou que a última pessoa assassinada em São Pedro V, Jackson José dos Santos, 18 anos, foi morto com 11 tiros. Ele já tinha passagem pela polícia por homicídio praticado quando era menor de idade. Ele foi assassinado na noite de sábado para domingo. O crack é a droga que movimenta o tráfico nesta região, segundo a polícia.

Ocupação estratégica

Quem passava pela avenida principal da grande São Pedro percebia uma presença reforçada do policiamento. A Polícia Militar realizou durante a tarde uma ocupação estratégica. Quatro PMs ficaram fixos em São Pedro I, enquanto radio patrulhas do policiamento Ostensivo e da Rotam faziam ronda no interior dos bairros. O coordenador Estadual da Polícia Interativa e Comunitária, major Jaílson Miranda, afirmou que a polícia e a Prefeitura de Vitória vão discutir nesta terça-feira (08) o retorno do Conselho de Segurança na região.

"Estamos tendo um reforço da Ronda Ostensiva Tático Motorizada (Rotam) na região da Grande São Pedro por conta destas últimas mortes. Mas para inibir a violência precisamos resgatar parcerias com outras instituições. Vamos nos reunir com o secretário de segurança urbana de Vitória para propor o retorno do Conselho de Segurança na Grande São Pedro. A participação da população nesta discussão é muito importante", destacou o coordenador.

O Secretário de Segurança Urbana de Vitória, João José Sana, citou alguns projetos como o 'Mulheres da Paz' que vem sendo implantados na região como ação de prevenção à violência. No entanto, ele destaca que esses programas não são suficientes. É preciso uma ação coletiva entre polícia, governo e sociedade para conseguirem avançar no combate a violência.

"Os programas são etapas importantes de um processo todo que estamos tentando fazer de classificação de ambiente, de transformar a grande São Pedro em um ambiente de paz. Para enfrentar os problemas é preciso ações de prevenção, que é papel do município, articulada com as ações de repreensão feitas pelos órgãos policiais. Não existe nessa temática da violência nenhuma solução fácil que se consegue num passe de mágica. Temos que construir soluções coletivamente", destacou o secretário.

O coordenador Estadual da Polícia Interativa e Comunitária, Jaílson Miranda, divulgou que de janeiro a novembro deste ano foram registrados 30 homicídios na grande São Pedro, enquanto no mesmo período do ano passado foram 35.

0 comentários: