quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Mês de Novembro tem recorde de roubos em comércios

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Os assaltos a estabelecimentos comerciais dobraram em novembro em comparação com outubro e também ante novembro do ano passado. Foram 31 casos registrados nas polícias Civil e Militar – número mais alto deste ano e o segundo maior dos dois últimos anos. De acordo com os registros da Polícia Civil, mais de 20 casos foram praticados por pessoas armadas com revólveres e que se evadiram em motocicletas. Os postos de combustíveis e farmácias foram as principais vítimas.

A volta dos motoqueiros assaltantes chamou a atenção. Há dois anos, no auge desse tipo de crime, até três postos de gasolina ou farmácias 24 horas eram assaltadas por dia, até que vários grupos foram identificados e presos. De acordo com o delegado de Furtos e Roubos da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Laércio Cardoso Fahur, o número não é tão elevado quando comparado mês a mês.

O que houve, segundo o delegado, “foi uma redução nos últimos meses com a prisão de vários grupos que assaltavam postos e farmácias”. Fahur acredita que os roubos no comércio voltarão a diminuir nos próximos meses porque a maioria dos assaltantes já está identificada e a polícia dispõe de pistas para efetuar as prisões.

Os furtos no comércio, que estavam em baixa desde fevereiro, quando foram 96 registros, voltaram a aumentar. Em novembro, foram 76 ocorrências. O número é quase quatro vezes maior do que vinha sendo registrado em meados do ano.

O Mapa do Crime, um acompanhamento feito mês a mês por com base nas ocorrências registradas pelas polícias Civil e Militar, mostra que aconteceram altas em quase todos os tipos de crime em Maringá no mês de novembro em relação a outubro, porém os números continuam abaixo dos registrados no ano passado.

0 comentários: