quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

15 Pessoas são presas por desvio de dinheiro Público

EDUARDO MANCHA
Editor de conteúdo do Universo Policia
Repórter Policial do Universo Policia

Quinze pessoas foram presas, no Ceará, em operação da Polícia Federal, com apoio da CGU (Controladoria Geral da União) e da Receita Federal. Os presos são suspeitos de fazer parte de uma quadrilha especializada em desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início há cerca de um ano. Segundo a PF, foi constatado o envolvimento de empresas e escritórios em esquemas de desvio de verbas públicas federais repassadas através da Caixa Econômica Federal a prefeituras do Ceará. Cerca de R$ 300 mil foram desviados para benefício dos membros da quadrilha.

Mais de 200 policiais federais, 26 servidores da CGU e seis da Receita atuaram na Operação Gárgula, que ocorreu em cinco municípios --Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Guaramiranga e Pindoretama.

Além dos 15 mandados de prisão temporária, também foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Foram apreendidos principalmente documentos e computadores.

No município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, a sede da prefeitura precisou ser interditada para que os policiais fizessem a busca de documentos. Ao menos três funcionários foram presos.

Segundo a CGU, a fiscalização realizada na Prefeitura de Eusébio constatou irregularidades em diversos convênios firmados com os ministérios das Cidades, Saúde e Educação. As principais irregularidades são fraudes em licitação, obras inacabadas e serviços pagos e não executados, além de superfaturamento, o que teriam causado um prejuízo de R$ 6 milhões.

Os investigados poderão responder por desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

0 comentários: