quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Suspeitos de sonegação de impostos são presos

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia

A operação que está desarticulando um esquema de sonegação de impostos em seis estados brasileiros resultou na prisão de duas pessoas. A descoberta ocorreu a partir de uma investigação em uma rede supermercadista de Caçador, Meio-Oeste de Santa Catarina. A partir de agora, o Ministério Público (MP) Estadual vai verificar se existem outras redes catarinenses envolvidas na fraude, que permitia "caixa 2".

A operação By Pass foi deflagrada em Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Bahia, por enquanto. De acordo com as investigações, a fraude consiste no desenvolvimento de softwares e adulteração física de impressoras para viabilizar a sonegação de impostos.

Duas pessoas, suspeitas de serem fabricantes do software, foram presas em São Paulo. Foram cumpridos também mandos de busca e apreensão. As investigações iniciaram em fevereiro deste ano, quando a Secretaria de Estado da Fazenda identificou a empresa fraudadora de Caçador.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Ordem Tributária do MP de Santa Catarina, promotor Rafael de Moraes Lima, está em São Paulo acompanhando a operação. Segundo ele, novos envolvidos podem ser presos.

Lima esclarece que com base no desenrolar da operação em São Paulo e nos demais estados, será possível precisar a participação de empresas catarinenses nas fraudes. Após a conclusão desta primeira parte da operação devem ser divulgados mais detalhes.

Trabalham na força-tarefa agentes do Ministério Público, Secretaria da Fazenda, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias e Polícia Rodoviária Federal, cumprindo diretriz nacional do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

0 comentários: