terça-feira, 14 de setembro de 2010

Policia desbarata quadrilha de estelionatários

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

Uma quadrilha de estelionatários que fraudava empréstimos bancários e aplicava golpes no comércio do município de Caruaru, Agreste do estado, foi desarticulada por policiais civis da cidade. Dos seis integrantes do grupo identificados pela polícia, três foram presos em flagrante com uma vasta documentação (original e falsificada), vários cartões de bancos e cadastros de segurados do INSS usados na fraude. Cédulas de identidade em branco de diversos estados foram encontradas em poder dos acusados, além blocos de notas fiscais, notebooks e chips de celulares.

A quadrilha atuava não apenas na cidade de Caruaru, como também em outros municípios de Pernambuco. O grupo vinha junto há pelo menos três anos, com a estimativa de fraude de aproximadamente R$ 2 milhões. A polícia fez o cálculo baseado na declaração de capital da empresa de um dos integrantes presos, no valor de R$ 500 mil.

Na abordagem foram presos Edmildo Pereira Silva, considerado o chefe da quadrilha; Ellery Sousa Toews Doll, responsável pela montagem da documentação falsificada e James Barreto Freitas, que atuava diretamente aplicando os golpes no comércio e agências bancárias, com mais três comparsas que ainda estão foragidos. Edmildo obtinha ainda os cadastros dos segurados do INSS para abertura das contas e aquisição de talões de cheques, cartões de créditos e empréstimos. “Encontramos com ele dois pendrivers com mais de 10 mil cadastros do INSS. Vamos apurar como este material foi parar nas mãos dele”, informou o delegado Erick Lessa, responsável pelo caso.

Os três foram autuados por formação de quadrilha, uso de documento falso e estelionato. Após o flagrante, eles foram encaminhados ao Presídio de Caruaru.

0 comentários: