sábado, 17 de abril de 2010

Policia identifica 26 usuários de Crack em Galpões Abandonados

LUIS HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Militar fez uma blitz nos galpões abandonados da prefeitura onde usuários do crack se reúnem diariamente para fazer uso da droga, em Ribeirão Preto.

Os 20 PMs cercaram a área que fica na Avenida Bandeirantes e identificaram 19 homens e seis mulheres e constataram que a maioria deles tem passagem pela polícia. O grupo consumia a droga livremente em plena luz do dia. Uma das mulheres que estava sob o efeito da droga, mal conseguia se manter em pé.

Segundo o coordenador do programa de Prevenção do Álcool e Drogas, Erickson Furtado, as substâncias do crack agem nas veias e nas artérias do usuário e provocam uma deficiência de sangue no cérebro, o que pode levar a um AVC (acidente vascular cerebral).

O capitão da Polícia Militar, Antonio Roberto Catossi Júnior, disse que o problema vai continuar enquanto as pessoas continuarem a dar esmolas aos usuários. As assistentes sociais da prefeitura também acompanharam a operação da polícia, mas alegaram que há pouco apoio nos trabalhos. A Secretaria Municipal da Saúde informou que não faz a abordagem de usuários de drogas nas ruas, mas que o atendimento é feito nos postos de saúde.

Um problema

Segundo a Polícia Militar, há seis meses, as cenas eram comuns na baixada da cidade, região próxima a rodoviária. O combate ao tráfico na área foi intensificado, mas o consumo não se restringe apenas aos moradores de rua, já que é comum ver pessoas de níveis sociais mais elevados usando a droga.

A prefeitura informou que existe um projeto para restaurar os galpões e instalar um centro de atividades culturais e esportivas, mas que a viabilização ainda depende da captação de recursos.

Ninguém foi preso durante a operação feita.

0 comentários: