terça-feira, 20 de outubro de 2009

Traficante Capixaba é preso pela Policia

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Sub-Editor do Universo Policia


Divulgação

Jajá, traficante procurado
A Polícia Civil do Rio de Janeiro anunciou a prisão do traficante capixaba Jaderson dos Santos Meireles, o "Jajá", detido no último sábado (17) no Morro do Lixão, favela pertencente ao Complexo da Mangueirinha, no município de Duque de Caxias. Procurado pela polícia do Espírito Santo desde fevereiro e considerado de alta periculosidade, o bandido foi capturado próximo à casa de morava.

A detenção de Jaderson foi efetuada por investigadores da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis. O titular da unidade, Márcio Mendonça, disse que a polícia começou a investigar o suspeito depois de receber denúncias anônimas.

No decorrer das averiguações, a equipe responsável pelo caso descobriu que o traficante receberia a visita de familiares na manhã do sábado (17). "Nós tínhamos a informação de que os pais dele iriam vir ao Rio e trazer o filho do suspeito para visitá-lo. Os policiais se dirigiram até a Rodoviária a espera do ônibus que eles estariam. Assim que avistaram um casal de idosos com a criança perceberam que se tratava da família".

Após desembarcarem na Rodoviária do Rio de Janeiro, os parentes do traficante pegaram um táxi e se dirigiram à Favela do Lixão. O delegado ressaltou que, durante todo o trajeto, o veículo foi seguido pelos investigadores, que estavam em uma viatura descaracterizada.

Quando os familiares de Jaderson desceram do táxi e o encontraram, a abordagem foi feita. "O bandido se encontrou com os pais e o filho de quatro anos. Ele apresentou identidade falsa mas como tínhamos a foto dele, não teve como não reconhecê-lo. Esse criminoso foi trazido pra Delegacia sendo autuado por uso de documento falso".

Em depoimento, o acusado negou todas as acusações, mas como tinha mandado de prisão em aberto por crimes cometidos no Espírito Santo, permanecerá preso.

Segundo o delegado, outras unidades da Polícia Civil do Rio de Janeiro já foram acionadas para investigar se Jaderson já havia se envolvido em delitos no município de Duque de Caxias. "Até o momento sabemos que ele tem mandados do Espírito Santo. A polícia ainda vai verificar se ele tem crimes no Rio. Se isso se confirmar, vai ser decretada a prisão dele aqui no Estado".

O traficante capixaba está preso na sede da Polícia Interestadual (Polinter) no Rio de Janeiro. A Justiça capixaba já foi informada sobre a detenção do traficante para o caso de querer traze-lo de volta ao Estado.

Entenda melhor

Favela do
Desde fevereiro desse ano a Polícia Civil procura pelo traficante Jaderson dos Santos pelo envolvimento dele em vários crimes cometidos em Vitória. Considerado de alta periculosidade, "Jajá" era um dos homens de confiança do também traficante Alvino Pinheiro Bastos, o "Calango", chefe do tráfico de drogas no Morro do Jaburu.

O bandido foi preso durante operação policial realizada na noite do dia 27 de abril, no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. Um dia após o anúncio da prisão de "Calango", a Delegacia de Crimes Contra à Vida (DCCV) da Capital divulgou a foto de Jaderson, na tentativa de capturá-lo.

O bandido estava foragido e tinha mandados de prisão em aberto por diversos assassinatos supostamente cometidos por ele na região da Grande Santo Antônio, em Vitória. O traficante é apontado como autor de, no mínimo, três homicídios ocorridos nessa região em um período de apenas quatro dias.

No dia 20 de fevereiro, o bandido assassinou a tiros o traficante Wellington da Silva Paulino. A execução aconteceu em Santo Antônio e a motivação estaria ligada à disputa por ponto de vendas de drogas.

Um dia depois, no mesmo bairro, Jaderson matou Admilson da Silva, "o Pepsi". O crime também foi motivado pelo controle da venda de entorpecentes e aconteceu por volta das 8h40.

No dia 24, já no bairro Alagoano, Fabrício Alexandre Santos, o "Tiquinho", foi executado por Jaderson com vários disparos de arma de fogo. Mais uma vez, a disputa pelo tráfico foi a motivação do crime. "Jajá" ainda é suspeito de assaltar bancos na Grande Vitória.

0 comentários: