quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Assaltantes de Ônibus são presos

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Seis pessoas armadas com dois revólveres abordaram no quilômetro 12 da BR-116, cerca de 40 passageiros no interior de um ônibus interestadual, que chegava de Fortaleza com procedência de Pacajus, na Região Metropolitana. Segundo a Polícia, a quadrilha, composta por quatro homens e duas mulheres, sinalizou para o motorista como se fossem passageiros.

De acordo com o relato das vítimas, no 6º Distrito (Messejana), os assaltantes não chegaram a agredir fisicamente nenhum passageiro, mas exerceram violência psicológica com ameaças de morte e disparos que causariam lesões permanentes. De acordo ainda com o depoimento das vítimas, a ação do grupo durou alguns minutos. Os assaltantes fugiram com dinheiro, celulares, joias, relógios, além das bagagens com as roupas dos passageiros.

Policiais da Força Tática de Apoio (FTA) e da 2ª Companhia do 5º Batalhão realizaram um cerco no Conjunto Santa Maria, onde integrantes da quadrilha teriam sido vistos por moradores da área. Por volta das 15 horas, os policiais comandados pelo major Océlio Alves prenderam o assaltante Francisco Antônio Silva Nobre, o “Boca Nua”, 22, que, segundo a Polícia, já responde a dois crimes de roubo e um de furto. Com ele, os policiais encontraram uma das duas armas usadas na ação contra os passageiros do ônibus, além de parte dos pertences das vítimas.

Minutos depois, David Dias da Silva, 26, e Renato Anastácio do Nascimento, 22, também foram presos em flagrante. “Infelizmente, as duas mulheres e o outro assaltante conseguiram romper o cerco que fizemos com seis motos e uma viatura. Mas as prisões são uma questão de tempo”, comentou o soldado Cleiton Linhares, da FTA.

No 6º Distrito, parte das vítimas reconheceram os assaltantes e três passageiras puderam recuperar suas bolsas com seus pertences. Segundo a Polícia, alguns passageiros se recusaram a reconhecer os assaltantes porque estavam abalados com as ameaças feitas durante o assalto.

A Polícia confirmou que Renato Anastácio do Nascimento havia sido preso no ultimo dia 19 de julho, por dano e depredação. Na companhia de uma outra pessoa, ele teria arrancado parte das grades de uma praça. Foi autuado no 30º Distrito (Conjunto São Cristovão), que naquele domingo estava de plantão.

Redução

Apesar das últimas ocorrências de assaltos nas estradas do Ceará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) asseguram que as ocorrências foram reduzidas em relação ao mesmo período do ano passado. Mas não souberam informar o número total de assaltos registrados.

0 comentários: