terça-feira, 22 de junho de 2010

Turista Bahiano é morto, dupla suspeita é presa

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

A Polícia Militar, em parceria com os policiais civis da delegacia de Nísia Floresta, na Grande Nata, Rio Grande do Norte, prendeu uma dupla acusada de participação no homicídio do turista baiano Antônio Bartolomeu Damásio, 62 anos, ocorrido em uma casa de praia localizada em Camurupim, no litoral Sul do Estado na última semana. Os dois presos trabalham como caseiros em casas de praia da região. Um deles, inclusive, foi detido pela Polícia dentro da residência onde o homicídio aconteceu.

João Maria Santana do Nascimento, conhecido como “Bibi”, 22 anos, e Emersandro da Silva Barbosa, o “Piriquitinho”, 31, foram presos após denúncias anônimas e com o apoio de informações conseguidas no setor de inteligência da PM e na DP de Nísia Floresta. “São pessoas já conhecidas na região, acusadas de arrombamentos. Não pudemos prendê-los antes porque faltavam provas que confirmassem o crime. Por isso, é tão importante a participação das pessoas nas denúncias”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Parnamirim, major Jair Júnior.

João Maria foi o primeiro a ser detido na manhã de sábado. Ele é apontado pela Polícia como o informante do grupo de bandidos, porque conhecia bem a região e trabalhava como caseiro em algumas residências de Camuripim e Barreta. Ele, inclusive, foi detido pela PM dentro da casa onde havia praticado o homicídio, localizada entre a avenida principal e a praia. “Ele estava lá ajudando o caseiro do local na limpeza quando o abordamos”, afirmou um policial militar que trabalhou na ação.

Baseado nas informações dadas por João Maria, a polícia chegou a Emersandro, preso em via pública, na praia de Barreta. “Ficamos em diligências desde a noite de quinta-feira, quando ocorreu o homicídio. Por isso, eles foram presos por flagrante continuado. Foi de grande importância a participação dos policiais civis nessa ação, porque eles nos deram todo o apoio legal para realizar as prisões”, afirmou o major Jair Júnior.

Emersandro já foi reconhecido por dois filhos de Antônio Bartolomeu como sendo o homem que atirou quatro vezes contra o turista baiano durante a tentativa de assalto. “Eles estavam a menos de cinco metros do acusado e puderam, agora, reconhecê-lo através de duas tatuagens que ele tem no braço e no tórax”, afirmou o diretor da Delegacia de Polícia do Interior, Osmir Monte. Emersandro deve ser atuado por latrocínio, enquanto João Maria será por envolvimento no crime.

Já tendo prendido o informante e o homicida, a PM e a Delegacia de Nísia Floresta agora concentram as atenções para conseguir a localização do terceiro integrante do trio, o homem que entrou em luta corporal com Antônio Bartolomeu antes de Emersandro, supostamente, atirar. “Temos informações sobre a identidade dele, mas não podemos revelar. Sabemos também que esse grupo já atua junto há um bom tempo”, afirmou Osmir Monte.

Um dos indícios que o grupo atua junto há alguns meses é o envolvimento deles no assalto praticado em uma casa de praia em Barreta no ano passado, quando foi roubado de um policial civil uma pistola calibre 380. “Ainda não temos a confirmação se é a mesma utilizada para matar o turista baiano, mas é provável que seja”, afirmou Osmir Monte.

0 comentários: