quarta-feira, 9 de junho de 2010

Operação Policial desarticula rede de prostituição

LUIZ HUMBERTO SOARES
Repórter Policial do Universo Policia

Em mais uma grande atuação, O GTE (GRUPO TÁTICO ESPECIAL-PATOS) da 5ªGRPC, coordenado pelo Delegado Cristiano Araújo,com auxilio de Agentes da Depol Princesa Isabel,desencadeou a Operação Porneía, que desarticulou uma rede de prostituição de garotas de luxo, interestadual, que tinha como base, a cidade de PatosPB.

A rede era comandada por Alexandre , pessoa que exercia o papel de agenciador, e com quem os “clientes”,falavam diretamente via telefone, negociando a garota e o preço, além da indicação do local do encontro.Pelo papel de intermediador,clientegarota,o “Cafetão” recebia em média,13 do valor do programa,que variava, dependendo da garota e do local onde acontecia o encontro.

O agenciador, também, negociava encontros para outras cidades e outros Estados, como é o caso do Rio Grande do Norte . Não existia limites para o comércio do sexo,que agia de forma itinerante, indo para onde o “cliente” se dispusesse pagar.



Pôde-se constatar com as investigações realizadas por parte da Polícia Judiciária, que existem três agenciadores no município de Patos, que recrutam mulheres e as favorecem no comércio do sexo, mediante um percentual do lucro no ‘programa’, algo em torno de 30%,qual sejam, Alexandre, ,Karla e José Fernando.

A ligação entre eles, suspeita-se, reside no fato, de algumas garotas, trabalharem para ambos, e aquele que conseguir arrumar o maior número de clientes para elas, se sobressai sobre os outros, na situação em tela, destaca-se, Alexandre.

PATOS: PARAÍSO SEXUAL

O “mercado consumidor” de Patos, diga-se de passagem, que é altíssimo, faz com que ocorra migração de mulheres de outras cidadesEstados, para cidade, palco hoje, no Sertão da Paraíba, de deite sexual, onde o comércio do sexo se faz mais evidente, sendo, inclusive, município de turismo sexual.

FUNCIONAMENTO DA REDE DE PROSTITUIÇÃO:

Os “clientes” ligavam para o agenciador, indicavam a “garota de programa”, que desejavam e após negociarem o preço, marcavam um motel ou outro local, para o encontro. As acompanhantes são na sua maioria, naturais da cidade de Patos, entretanto, outras de cidades diversas e Estados(RN,PE...), compõem o quadro de mulheres à disposição para saciar sexualmente, quem se propõe a pagar .

Algumas das acompanhantes, os pais, na minoria, principalmente, as mães, têm ciência da prática da porneía, por parte de suas filhas. Entretanto, a grande maioria, desconhece que suas filhas se prostituem em troca de dinheiro e certamente não aprovariam tal situação.

AS GAROTAS DE PROGRAMA:

As garotas, do acervo de Alexandre, que se colocavam à disposição para satisfazer a concupiscência alheia, não são pessoas que se encontram em situação de miséria, mais mulheres que trabalhão no comércio local, universitárias, entre outras...vindas de outras cidades, Capina Grande... JP... Quando em contato com clientes, Alexandre, sempre fazia questão em destacar que tinha uma grande diversidades de mulheres para oferecer, loiras, morenas, ruivas....

CLIENTES:

Tendo em vista o padrão de beleza das garotas, que era uma exigência do agenciador, além do valor pelo uso do corpo feminino, os clientes eram pessoas da classe média alta, como empresários, comerciantes, políticos, servidores públicos, entre outros.

DAS PRISÕES:

Foram presos, em cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça da 2ª Vara da Comarca de Patos, Bruno Alexandre Silva de Souza (Alexandre), Lúcia Karla Leite Dias (Karla) E José Fernando.

A polícia vinha investigando a rede de prostituição de luxo, há cerca de 04 meses, findando as investigações com as prisões dos suspeito, que iram responder por os crimes de favorecimento á prostituição e submeter adolescente à prostituição(art.228,DO CPB cc art.244-A DO ECA ). Estima-se, que Alexandre, administre a rede de prostituição, há mais de 05 anos, demonstrando como o crime de favorecimento a prostituição, já estava enraizado na cidade Patos.

A Operação Porneía, foi a última Operação do GTEPatos, coordenada pelo Del.Cristiano Araújo, que durante o período de sete meses à frente do Grupo, dentre os vários trabalhos realizados, teve como destaque as Operações: Operação Beiral (Tráfico de drogas),Operação Morada do Sol (Tráfico de drogas),Operação Fachada (Desviu de Cargas),Operação Ouro Branco (Tráfico de Drogas:única apreensão de cocaína do ano em Patos, até o momento),OPERAÇÃO “AD HOC”(ARAQUES),OPERAÇÃO TERRA SEM LEI(APREENSÃO DE ARMAS) e a OPERAÇÃO PORNEÍA(FAVORECIMENTO À PROSTITUIÇÃO).

0 comentários: