quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mãe é acusada de matar filho

ISMAIL JUNIOR
Repórter Policial do Universo Policia

Uma dona de casa de 24 anos foi presa por ser suspeita da morte do próprio filho, de apenas 1 ano e 6 meses no Espírito Santo. O delegado Josemar Sperandio diz que vai investigar a hipótese de que o bebê tenha sido espancado. A mãe, Eliane Pereira de Souza, no entanto, nega qualquer tipo de agressão à criança.

O laudo preliminar do Departamento Médico Legal (DML) de Vitória constatou que o bebê estava com quatro costelas quebradas e tinha traumatismo craniano. Ele também apresentava lesões no fígado e hematomas na cabeça.

O bebê foi encontrado morto no sábado, em casa, em Viana. A mãe contou que ia alimentar o filho, quando percebeu que o filho não estava respirando mais.

A família alega que o bebê pode ter morrido por excesso de antibióticos e de infecção no sangue. A dona de casa explicou à polícia que, no dia 17 de abril, chegou a levar o filho ao Hospital Infantil de Vitória, onde ficou internado até o dia 19. A criança estava com vômito, diarréia e, na unidade, havia sido diagnosticado que ela tinha algum tipo de infecção no sangue.

O delegado Josemar Sperandio ressaltou, no entanto, que o hospital encontrou uma vaga para transferir a criança para a Santa Casa, mas que a mãe fugiu do local com a criança.

''Segundo relatório da assistência social, ligaram para Eliane pedindo que retornasse ao hospital com a criança, mas ela não retornou'', explicou o delegado.

Eliane disse saiu do hospital enquanto esperava a transferência devido à demora da ambulância que iria transportar o bebê.

''A ambulância estava demorando demais, aí uma mulher no hospital me disse que podia ir de ônibus. Eu fui, mas me perdi no caminho'', afirmou a mãe.

Sperandio acredita que o bebê tenha sofrido algum tipo de compressão ou algum impacto de alguma coisa leve para ter morrido.

''O crime se pratica por ação e omissão. A mãe tinha o dever de cuidar do filho e zelar por sua vida. E isso não ficou caracterizado. Ainda deve ter alguma coisa oculta nessa história toda. E é isso que vamos investigar'', afirmou o delegado.

O namorado da dona de casa, que também foi chamado para depor na segunda, foi liberado. Os demais familiares da mulher serão intimados para depor nesta terça-feira. O corpo do bebê foi enterrado na segunda.

Parentes da dona de casa suspeita de matar o próprio filho já acionaram o advogado para colocá-la em liberdade. Revoltados com a acusação de que ela tenha matado o bebê, de 1 ano e 6 meses, cunhadas, primos e vizinhos da dona de casa garantem que a mãe nunca bateu na criança.

''Estou surpresa com essa desconfiança da polícia. Ela nunca bateu no filho. Ouvi os gritos de desespero dessa mãe, quando soube da morte do bebê'', contou uma vizinha da dona de casa, de 82 anos.

Uma das cunhadas da dona de casa, garantiu que, desde que a criança caiu e bateu a cabeça na porta de casa, há duas semanas, a mulher passou por diversos hospitais com o bebê.

''Ela foi ao posto (de saúde); ao Hospital São João Batista, onde, inclusive, fez raio-x; e terminou no Hospital Infantil de Vitória. Teve uma médica que chegou a dizer que o inchaço na cabeça era normal, que bastava colocar gelo '', disse a cunhada.

A cunhada lembrou que, na manhã de sábado, antes de perceber que o filho estava morto, a dona de casa contou ter tido um pesadelo.

''Ela me disse: 'tive um sonho com o menino morrendo'', afirmou.

Eliane disse que nunca bateu no bebê.

''Eu nunca bati nos meus filhos, nem meu marido. Tenho uma outra menina, de 6 anos. Eu amava meu filho, ele era tudo pra mim. Sempre vinha e pedia beijinho.'', finaliza.

0 comentários: