sexta-feira, 9 de abril de 2010

Adolescente é flagrado com Cocaina em escola

EDUARDO MANCHA
Repórter Policial do Universo Policia

Com apenas 16 anos, um adolescente foi flagrado ontem pela manhã com 74 trouxas de maconha, numa escola estadual no Parque Santa Edwirges, em Bauru. Do total, nove porções foram encontradas no bolso de sua bermuda, quando foi flagrado pela Polícia Militar (PM) logo após o recreio. O restante estava em sua mochila, enrolado num saco de supermercado.

Como não dispunha de qualquer montante em dinheiro, suspeita-se que não tenha tido tempo de vender a droga na escola. À reportagem, o adolescente matriculado no primeiro ano do ensino médio informou que a comercializaria na rua de casa, situada no Fortunato Rocha Lima. A PM chegou até ele após denúncia anônima feita à Base Comunitária de Segurança Noroeste. Quem ligou, passou nome e características do garoto.

Com as informações, o patrulhamento foi feito, inicialmente, nas imediações da escola. Como nenhum suspeito foi encontrado, a soldado Gisele Correa, também da Base Noroeste, procurou a instituição. Perguntou se estudava no local um garoto com a descrição passada e a reposta foi afirmativa. Ela e o soldado Ilário Codogno chegaram justamente no horário do intervalo. Uma funcionária da escola foi até a sala de aula frequentada pelo adolescente e encontrou a maconha.

Nesse meio tempo, quando o estudante já havia voltado do recreio, foi flagrado com a droga na bermuda. Na sua frente, teve a mochila revistada por policiais. Ele, então, foi retirado da sala e levado à diretoria, onde permaneceu, aparentemente, tranquilo. A mãe do aluno foi contatada.

O adolescente foi conduzido ao plantão da Polícia Civil, onde o ato infracional foi registrado. De lá, seguiu para o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Fundação Casa, onde ficaria à disposição do juiz e promotor da Vara da Infância e Juventude.

Antes, no entanto, conversou. Não aparentava ser usuário de droga. Professoras da escola também informaram que ele nunca deu indícios de consumir maconha. De acordo com elas, trata-se de um garoto inteligente e rápido, que exige dos professores várias atividades para que não perca o interesse pela aula. Sempre sentado nas últimas carteiras, é do tipo reservado. No entanto, nunca esteve envolvido em ocorrências dentro da escola.

O adolescente contou aos policiais que pegou a maconha para vender porque tinha dívidas a pagar a um traficante. O débito, porém, não teria sido contraído por conta de drogas, teria outra natureza. Ao comercializar as 74 trouxas, ele não apenas quitaria a dívida como também receberia R$ 100,00 pelo serviço.

Você já fumou maconha?

Adolescente - Não.

Mas venderia as trouxas da droga na escola...

Adolescente -
Não, na rua da minha casa.

Você foi obrigado a vender?

Adolescente -
Não.

Então por qual razão pegou a droga?

Adolescente -
Ia comprar umas coisas.

O que?

Adolescente -
Não sei.

Você tem irmãos?

Adolescente -
Tenho três. Dois mais velhos e um mais novo.

Mora com o pai e com a mãe?

Adolescente -
Não. Moro com a minha mãe e meus irmãos. Meu pai mora em Marília.

Você gosta de estudar?

Adolescente -
Mais ou menos.

Já repetiu alguma série?

Adolescente -
Terceiro ano (do ensino fundamental).

e qual matéria você mais gosta?

Adolescente -
Ciências.

Que profissão você pretende seguir?

Adolescente -
Quero ser aqueles funcionários da Emdurb, que ficam com uniforme.

Azulzinhos? Os que disciplinam o trânsito?

Adolescente -
Não, os outros.

Os que vendem cartão?

Adolescente -
Não, os que ficam correndo.

Coletor de lixo?

Adolescente -
e.

0 comentários: