terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fiscalização fecha quatro estabelecimentos no Litoral

ISABELA FAGUNDES
Repórter Investigativa do Universo Policia

Quatro estabelecimentos foram fechados neste fim de semana nas duas primeiras operações da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). Ao todo, 26 locais foram vistoriados. O problema encontrado foi a falta de alvarás das respectivas prefeituras. Dois foram fechados no sábado (19) em Matinhos e outros dois no domingo (20) em Pontal do Paraná.

Um dos estabelecimentos de Matinhos também foi autuado pela Vigilância Sanitária, pois não apresentava condições mínimas de higiene para funcionar.

Quando a situação estiver regularizada, os proprietários devem chamar os órgãos competentes para refazer as vistorias e então poderão reabrir. Caso a determinação do fechamento não seja cumprida, os estabelecimentos serão multados.

Os órgãos que fazem parte da Aifu são: Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Instituto Ambiental do Paraná, Guarda Municipal de Matinhos, fiscais dos municípios e Vara da Infância e da Juventude.

A operação notificou outros 36 estabelecimentos. Os principais problemas encontrados foram a falta do laudo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. “Se os problemas persistirem na próxima fiscalização, os estabelecimentos poderão ser fechados”, afirmou o coordenador-geral da Aifu, coronel Honório Olavo Bortoloni.

A Aifu fiscalizou ainda o cumprimento da lei antifumo estadual nas praias. Apenas um estabelecimento de Pontal do Paraná foi autuado. O proprietário tem 15 dias recorrer, caso o recurso não seja aceito, a multa será de cinco mil.

0 comentários: