quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Segurança em Risco

AFANASIO LAZADJI



Infelizmente os assuntos de segurança em nosso País continuam sendo tratados por amadores, meros palpiteiros, talvez até por alguns mal intencionados. Arquivadas as idéias de unificação das polícias e da criação de uma guarda nacional, fala-se agora na possibilidade de um estado da federação “emprestar” a outro sua força policial, para debelar eventual greve ou substituir seus profissionais de segurança.

Pior idéia não poderia ter surgido. Qual estado teria disponibilidade de efetivo para isso? Não estaria aí a semente de possível guerra entre unidades da federação? E se os acionados (emprestados) também engrossassem a greve dos colegas?

Como já dizia um antigo político em casos idênticos, ao invés do envio de tropas – federais ou estaduais – não seria bem melhor acionar, rápido, o trem pagador?

Só dignificando policiais civis e militares com um salário condizente com sua importância na sociedade haveria certeza de paz na instituição. De resto, nossas polícias continuarão sendo as melhores fornecedoras de mão-de-obra para empresas particulares de segurança.

0 comentários: