segunda-feira, 4 de outubro de 2010

15 Pessoas são autuadas por crimes eleitorais

ANDRÉ LUIS GUIMARÃES
Repórter Policial do Universo Policia

Quinze pessoas foram autuadas em flagrante nas delegacias da Polícia Judiciária Civil do interior do Estado, nas eleições de domingo, 3 de outubro. As prisões ocorreram em Barão de Melgaço, Juina, Sapezal, Querência, Alto Araguaia e Poxóre, no Mato Grosso.

Em Alto Araguaia (415 km ao Sul) um vereador da cidade foi preso em flagrante por compra de voto. O vereador Faraó Mendes de Freitas, 35, estava em via pública distribuindo dinheiro a eleitores. No carro do parlamentar foram encontrados R$ 9.920 e vários “santinhos” de um candidato a deputado estadual. O eleitor Lucimar Antonio Silva, 37, foi preso por ter vendido seu voto. No bolso eleitor foi encontrado R$ 246, 00 e santinhos do candidato do vereador.

Na cidade de Querência (945 km Nordeste), a polícia registrou três ocorrências de crime eleitoral, sendo uma prisão em flagrante por transporte de eleitor e dois termos circunstanciados de ocorrências de boca de urna. Leandro Cabral Arantes foi surpreendido fazendo o transporte de eleitores em um ônibus.

Ao ser interrogado, o preso alegou não que não tinha conhecimento que era crime transportar eleitores. Segundo ele, trabalha em fazenda, situada no município de Canarana e recebeu pedido do gerente para levar funcionários da fazenda até Querência para votar. O ônibus não estava cadastrado junto à Justiça Eleitoral e por conta disso foi retido.

Ainda Querência, três mulheres responderam termo circunstanciado de ocorrência por boca de urna. Um é esposa de um candidato a deputado estadual e tinha adesivos do marido, próximo ao caixa do estabelecimento comercial da família. Outra distribuía santinhos próximo a um colégio. A mulher estava entregando colinhas de cinco candidatos.

Em Poxoréu (251 km ao Sul), o ex-prefeito, Antonio Rodrigues da Silva, foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil, onde respondeu termo circunstanciado de ocorrência de boca de urna. Ele estava em frente uma escola municipal distribuindo santinhos, segundo alegaram testemunhas. Com o ex-prefeito não foi encontrado dinheiro e nem santinhos.

Em Porto Esperidião (326 km a Oeste) um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo. O eleitor Fernando Tenacione dos Reis, 23, tinha acabado abordado de votar quando foi abordado por policiais militares. Em seu carro, a polícia encontrou uma espingarda calibre 22.

0 comentários: